Compras veganas

Zona Cerealista, o paraíso das compras veganas

A Zona Cerealista é uma região localizada no centro de São Paulo conhecida por suas inúmeras lojas de grãos, cereais, farinhas, temperoscastanhas, frutas secas, chás, produtos a granel e muito mais. Bem do ladinho do Mercado Municipal, a Avenida Mercúrio e a Rua Santa Rosa são sem dúvidas, o maior shopping de comida vegana da cidade.

Conheci a Zona Cerealista no ano passado, logo depois de começar a frequentar os cursos de alimentação do Centro Cultural Vrinda. Vale muita a pena fazer um curso por lá, você sai cheio de dicas de onde encontrar qualquer coisa na cidade. Antes de ir pela primeira vez, não fazia ideia do paraíso que aquele lugar é pra quem se interessa por alimentação. Lembro que a primeira vez que fui comprei tanta coisa que ainda tem muitas delas vencidas nos meus armários… rs.

Avenida Mercúrio.
Avenida Mercúrio.

A área principal das lojas é a Avenida Mercúrio e a rua Santa Rosa, próximas ao cruzamento com a Avenida do Estado. Pra quem vai de metrô as estações mais próximas são a Pedro II e a São Bento. Saindo das estações você ainda vai andar uns 10, 15 mintutos até chegar nas lojas.

Se você vai de metrô, é sempre bom planejar antes o tanto de coisas que você pretende comprar, pois pra carregar tudo pra casa depois é meio complicado. A melhor dica é levar aqueles carrinhos de feira, quantas vezes já quis ter um destes depois de quase não conseguir andar de tanta sacola. Pra quem vai de carro fica tudo mais fácil, mas sempre rola um trânsito básico por aquela região, principalmente de sábado de manhã (a maioria das lojas fecham as 14:00).

A Zona Cerealista provocou uma grande revolução nos meus armários da cozinha. Todas aquelas embalagens de produtos de supermercado foram substituídas por saquinhos plásticos de compras a granel. É gente, depois de conhecer aquelas lojas ser vegano vira a coisa mais fácil do mundo.

A diversidade de produtos é tanta que se você não for pra lá com foco é fácil se desviar e gastar horrores sem perceber. Por mais que eu tente, nunca consegui comprar somente o que eu tinha planejado. Você sempre vai achar uma fruta seca ou um cereal que nunca tinha visto e vai querer levar. Mas se isto tem um ponto positivo, é que lá os preços são bem mais em conta do que na maioria dos lugares da cidade. Lá acontece uma certa “concorrência” local das lojas e se você tiver paciência de entrar em todas pra comparar vai acabar economizando muito no final. Eu mesmo já fui algumas vezes fazendo a comparação e achei produtos com mais de 5 reais de diferença.

A ideia para este post veio depois que um leitor me sugeriu por email começar uma nova categoria sobre “compras veganas” e logo já pensei na Zona Cerealista para começar. Como seria impossível divulgar todas as lojas, separei as 6 principais que costumo frequentar. Escolhi alguns produtos de cada uma para colocar aqui, mas vale lembrar que você vai encontrar o mesmo produto em várias outras lojas com o preço ligeiramente diferente.

A minha intenção com este post é fazer o primeiro contato de quem ainda não conhece este lugar incrível no meio de São Paulo. Falo isso pois demorei muito tempo pra criar coragem de ir até lá para conhecer, mas depois que fui não consegui mais parar.

Se você é do tipo que gosta de economizar cada centavo, uma dica é fazer uma primeira passada nas lojas anotando os preços e depois voltar fazendo as compras. A minha rota é quase sempre da loja Empório do Arroz Integral até o Empório Santa Filomena. É só seguir reto na Avenida, uma loja do lado da outra, não tem erro. Pelo que me parece, é neste pedaço que se concentra as lojas com mais produtos veganos pra venda varejo. Vale lembrar também que a ZC inclui muitas outras ruas ali por perto que vendem outros tipos de produtos, legumes, vendas no atacado e etc.

Como todo mundo sabe, o centro de São Paulo é sempre aquela loucura. Muita gente pra todos os lados, vendedores gritando e vendendo tudo o que você imaginar, trânsito na rua e por aí vai. A ZC não é diferente, os prédios das lojas são todos bem antigos e simples. A primeira vez pode te parecer estranho pois nada é muito bonito ou organizado e o fluxo de pessoas é grande. Pra virar Nova Dheli só faltam as vacas andando pelas ruas, principalmente de sábado de manhã ou na época do Natal. Mas enfim, se você entra no clima é até bem divertido.

1 – Empório do Arroz Integral

Pra quem vem do metro Pedro II, esta é uma das primeiras lojas que você vai encontrar na Avenida Mercúrio. É uma das mais bonitinhas e organizadas e com bastante diversidade. O movimento é bem variado, de semana é mais fácil de encontrar ela com pouca gente, mas de sábado sempre tem um movimento grande e um pouco de filas no caixa. Uma coisa que você vai notar é que quase todas as lojas são iguais, mas depois de ir algumas vezes já dá para diferenciá-las por alguns produtos exclusivos e diferença de preços, claro.

Empório do Arroz Integral.
Empório do Arroz Integral.
Empório do Arroz Integral .
Empório do Arroz Integral.

O primeiro destaque vai para a barra de chocolate Chocosoy da Olvebra. Eu já comprei algumas vezes pra derreter e fazer cobertura de bolo, fica incrível. Dá pra fazer trufa, pão de melado, bombom ou comer puro mesmo. Muita gente não gosta de chocolate à base de leite de soja, mas eu sinceramente não vejo problemas. Esta é uma das únicas lojas que eu sempre consigo encontrar este chocolate (já encontrei também na Chocolândia). O preço é meio salgado, mas é chocolate pra caramba (1kg).

Chocosoy - Empório do Arroz Integral
Chocosoy – Olvebra.

O segundo destaque vai para o macarrão de mandioca Carpe Diem. Só fui descobrir agora esta iguaria, mas acredito que não faz muito tempo que foi lançado. Pra quem curte dar uma evitada em glúten é uma ótima opção, é super levinho e saboroso, vai bem com qualquer molho.

Macarrão de Mandioca Carpe Diem - Empório do Arroz Integral .
Macarrão de Mandioca – Carpe Diem.

2 – Casa de Saron

Em seguida vem uma das mais tradicionais e conhecidas lojas da avenida, a Casa de Saron. O salão é bem amplo e organizado. O movimento é mais tranquilo e quase nunca pego fila grande no caixa. Costumo passar lá para comparar os preços e caçar novidades nas prateleiras. Pra quem não é de São Paulo também dá pra comprar pela loja virtual.

Casa de Saron - Zora Cerealista
Casa de Saron – Zora Cerealista.
Casa de Saron - Zora Cerealista.
Casa de Saron – Zora Cerealista.

O primeiro destaque vai para a Glutadela da Schillife. Ela existe nos sabores: original, castanha de cajú, azeitona, pimenta e pequi. Curto todos os sabores, mas fico com a de azeitona. É uma ótima solução pra fazer uma versão vegana daquele famoso lanche de mortadela do mercadão. Picada em cubinhos com um limãozinho também cai super bem.

Glutadela sabor original - Schillife.
Glutadela sabor original – Schillife.

O segundo destaque vai para a famosa lecitina de soja em emulsão, este ingrediente mágico que todo vegano está cansado de encontrar nos rótulos dos produtos. Pra quem não conhece, a lecitina é uma substância gordurosa extraída da soja que faz bem pra tudo (se você não é do time anti-soja). Dá pra usar como suplemento alimentar misturando em qualquer bebida, mas a dica vegana é que ela substitui o ovo nas receitas. Uma colher de sopa de lecitina pode ser usada no lugar de um ovo em qualquer receita, pães, bolos, tortas e etc.

Leticina de soja - Grings.
Leticina de soja – Grings.

3 – Armazén Paulista

O Armazén Paulista é outra loja tradicional da avenida que vale a pena dar uma entradinha. O movimento lá é bem variado, de sábado de manhã perto da hora do almoço dá uma filinha, mas nos outros dias é tranquilo. Bem lá no fundão do salão tem um freezer lotado de produtos veganos.

Armazén Paulista - Zona Cerealista.
Armazén Paulista – Zona Cerealista.
Armazém Paulista - Zona Cerealista.
Armazém Paulista – Zona Cerealista.

A Goshen é uma linha de alimentos à base de soja que ficou bem conhecida de uns tempos pra cá. Vale lembrar que a marca possui produtos vegetarianos e veganos, então é bom dar uma conferida na embalagem pois alguns contém ovo e/ou leite. Sempre vem escrito bem destacado na frente pra facilitar a visualização. Os produtos veganos são: a Vegge Salsicha de Soja, a Vegge Linguiça de Soja, o Presunto de Soja Defumado e Natural, a Nata e o Rolinho de Soja, o Tofu Imperial, a Vegge Coxinha de Soja, o Vegge Kibe de Soja e o Vegge Empanadinho de Soja.

Congelados Goshen - Armazén Paulista.
Congelados Goshen – Armazén Paulista.

O segundo destaque vai para os produtos de alfarroba da Carob House. Desde quando descobri esta linha não decidi ainda se gosto mais ou menos do que chocolate. Já sou viciado em todos, principalmente no Creme de Avelã e no Alfarroba com Damasco. A versão em pó eu também costumo usar pra fazer bolos.

Produtos de Alfarroba - Carob House.
Produtos de Alfarroba – Carob House.

4 – Akashia Flora

A Akashia Flora é uma das lojas que eu mais gosto da avenida. Pense no chá mais raro que você já ouviu falar: tanchagem, cavalinha, calêndula, saco-saco araruama, cascarra sagrada, angico, zimbro, etc. Pois é, lá você encontra todos estes e muito mais.

A loja é um grande corredor cheio de prateleiras lotadas de ervas medicinais, chás, cascas, capins, flores secas, farinhascondimentos e etc. Tem os mais populares e também os mais raros. Pra quem curte tomar chás exóticos lá é o lugar dos sonhos. Os produtos são vendidos em sacos de diversos tamanhos. E o preço é bem baixo, vale muito a pena. Você vai comprar um sacão de camomila, por exemplo, por pouco mais de um real.

Akashia Flora - Zona Cerealista.
Akashia Flora – Zona Cerealista.
Akashia Flora - Zona Cerealista
Akashia Flora – Zona Cerealista.
Akashia Flora - Zona Cerealista.
Akashia Flora – Zona Cerealista.
Akashia Flora - Zona Cerealista.
Akashia Flora – Zona Cerealista.

Sempre passo lá pra reabastecer meu estoque de chás e comprar algum novo que nunca experimentei. Também compro as algas chlorella e spirulina em pó pra colocar no suco verde. O gosto delas não é muito agradável, mas fazem absurdamente bem pra saúde.

Cascarra sagrada - Akashia Flora.
Cascarra sagrada – Akashia Flora.
Canela em pau - Akashia Flora.
Canela em pau – Akashia Flora.

5 – Armazém São Vito

O Armazén São Vito é outra loja bem tradicional da avenida. Quase sempre cheia de gente com fila de sábado. Os preços dos produtos a granel costumam concorrer com os das lojas mais baratas, então para quem for na pira de economizar vale a pena dar uma conferida.

Armazém São Vito - Zona Cerealista.
Armazém São Vito – Zona Cerealista.
Armazém São Vito - Zona Cerealista.
Armazém São Vito – Zona Cerealista.

O primeiro destaque vai para os cookies veganos sem glúten NutriCookie. Essas rosquinhas já saíram no blog no post da NaturalTech e desde então virei um adepto. São super levinhas e por serem sem glúten derretem na boca. Os sabores: cacau, coco, maçã com canela, limão, banana e laranja.

NutriCookies - Natue.
NutriCookies – Natue.

E o segundo destaque vai para goma de mandioca hidratada da Made in Brazil. Não sei se foi devido a revolução do glúten, mas parece que a tapioca virou febre já faz um tempinho. Meio que sem querer querendo também entrei na onda e faço direto em casa.

Pra quem nunca comprou, esta farinha já vem pronta pra ser colocada na frigideira, é muito prático e rápido. Se você quer diminuir o consumo de pão, ela é o substituto perfeito. Eu sempre invento uns sabores exóticos e todos ficam ótimos: hommus com couve refogado, creme de alfarroba com goji berry, strogonoff de soja, Mandiokejo com goibada, doce de banana e etc.

Goma de mandioca hidratada - Made in Brazil.
Goma de mandioca hidratada – Made in Brazil.

5 – Santa Fé Emporium 

Já quase no final da rota, o Santa Fé Emporium é uma loja um pouco menor do que as outras. Quase sempre está tranquila e nunca tem fila. Se você não curtir se enfiar nas lojas mais lotadas, também dá pra fazer uma outra rota entrando em lojas menores e mais calmas.

Emporium Santa Fé - Zona Cerealista.
Emporium Santa Fé – Zona Cerealista.
Emporium Santa Fé - Zona Cerealista.
Emporium Santa Fé – Zona Cerealista.

Foi lá que eu encontrei o tão procurado Tênder Vegetal Defumado no freezer da Goshen. Pois é gente, nem no Natal agora as pessoas tem desculpa pra não fazer uma ceia vegana. Este tênder é ideal pra você levar no almoço de família e contar pra todo mundo que não era carne só depois de terem comido, garanto que ninguém vai perceber.

Tênder Vegetal Defumado - Goshen.
Tênder Vegetal Defumado – Goshen.

O segundo destaque vai para a Carne Vegetal em Tiras também conhecido como bife de seitan ou de glúten da VeganLife. A empresa é de Hortolândia e preza pela produção artesanal dos produtos. Este bife dá  pra comer com arroz, fazer strogonoff, feijoada e etc, vai bem de qualquer jeito.

Carne Vegetal em Tiras - VeganLife
Carne Vegetal em Tiras – VeganLife.

6 – Armazém Santa Filomena

E para terminar a rota já na rua Santa Rosa, chegou a vez da loja mais famosa e mais movimentada da Zona Cerealista: o Armazém Santa Filomena.

A loja é uma das maiores atrações por dois motivos: maior diversidade e melhores preços. Castanhas, frutas secas, grãos, feijões, temperos, sementes, petiscos, farinhas, saismacarrões, docescristalizados, desidratados e etc. Os preços dos produtos a granel sempre estão entre os mais baratos da região. E lá você vai encontrar de tudo, cada vez que vou descubro alguma coisa que nunca tinha visto na vida.

É praticamente impossível encontrar aquele lugar vazio. Durante a semana o movimento é intenso, mas de sábado de manhã até o começo da tarde aquele salão vira um pedaçinho da Índia. Gente transitando de lá pra cá com carrinhos e sacolas, funcionários correndo e gritando de um lado pro outro, painel de senha apitando sem parar e etc. A confusão beira o caos, mas o bom humor dos funcionários é um super diferencial. Todos sempre muito eficientes, rápidos e com boa vontade. Só de pensar no tanto que eles correm o dia todo já fico cansado. Lembro de uma vez que um deles puxou um “parabéns” para algum cliente e a loja inteira começou a cantar.

Empório Santa Filomena - Zona Cerealista.
Empório Santa Filomena – Zona Cerealista.
Empório Santa Filomena - Zona Cerealista.
Empório Santa Filomena – Zona Cerealista.
Empório Santa Filomena - Zona Cerealista.
Empório Santa Filomena – Zona Cerealista.

Como o lugar está quase sempre lotado, uma dica é entrar só pra pegar uma senha e aproveitar o tempo pra ir comprar nas outras lojas. Só não esqueça de fazer uma previsão do tempo que vai demorar pra você voltar na hora certa. Muitas vezes já desisti de comprar lá pois a fila era gigante, mas depois que comecei a fazer este esquema ficou bem mais fácil.

As filas dos caixas, como se pode esperar, também estão sempre grandes. Outra dica: se você estiver com mais alguém vale entrar na fila bem antes de ir embora e ir revezando enquanto cada um faz suas compras.

Os destaques de lá são todos os itens a granel. Tem tanta coisa que foi difícil escolher o que colocar aqui, então segue algumas fotos gerais pra vocês terem ideia de como é.

Frutas secas - Armazém Santa Filomena.
Frutas secas – Armazém Santa Filomena.
Armazém Santa Filomena.
Armazém Santa Filomena.
Banana chips - Armazém Santa Filomena.
Banana chips – Armazém Santa Filomena.
Goji Berry - Armazém Santa Filomena.
Goji Berry – Armazém Santa Filomena.

Você vai encontrar alguns itens interessantes como as misturas prontas desidratadas. Pra quem curte uma praticidade na hora de cozinhar é perfeito. Tem arroz à grega, feijoada vegetariana, paella vegetariana, lentilhada, sopas, e por aí vai.

Armazém Santa Filomena.
Armazém Santa Filomena.
Lentilhada - Armazém Santa Filomena.
Lentilhada – Armazém Santa Filomena.

Ufa, este post foi longo mas espero que tenha conseguido apresentar a tão famosa Zona Cerealista. Pra quem está na pegada de melhorar a alimentação, virar vegetariano ou vegano, é o verdadeiro paraíso. Mesmo quem mora longe, vale muito a pena se programar um dia pra desbravar a Avenida Mercúrio.

Este é um dos lugares que eu mais gosto de São Paulo. Todas as vezes que penso em mudar daqui imagino que iria sentir muita falta de fazer minhas compras por lá. Depois de conhecer a ZC você expande seu horizonte de alimentos veganos em direção ao infinito, descobre que mesmo se você tivesse todas as restrições alimentares do mundo ainda assim conseguiria uma fartura de opções.

OBS: Pra quem não mora aqui e não consegue encontrar estes produtos com facilidade, ainda dá pra comprar quase tudo pela internet. Várias dessas lojas já oferecem o serviço de venda online além de outras que são só virtuais. Seguem algumas delas:

Casa de Saron: http://www.lojacasadesaron.com.br/
Zona Cerealista Online: https://zonacerealista.com.br/
Armazém Santa Filomena: http://www.armazemsantafilomena.com.br/loja

Mais informações:

Empório do Arroz Integral
http://www.emporiodoarrozintegral.com.br/
Av. Mercúrio, 86 – Bras
(11) 3313-2053 / 3326-6770

Casa de Saron
http://www.casadesaron.com.br/
Av. Mercúrio, 146 – Brás
(11)3313-8067 / 3229-7864

Armazén Paulista
http://www.armazenpaulistasp.com.br/
Av. Mercúrio, 154 – Brás
(11) 3313-4256 / 3311-6600

Akashia Flora
Avenida Mercúrio, 162 – Brás
(11) 3227-4056

Armazém São Vito
http://www.armazemsaovito.com.br/
Avenida Mercúrio, 222 – Brás
(11) 3311-8285

Santa Fé Emporium
Rua Santa Rosa, 52 – Brás
(11) 3227-5615

Armazém Santa Filomena
http://www.armazemsantafilomena.com.br/
Rua Santa Rosa, 100 – Brás
(11) 3122-0000

Comentários

comentários

Tags:

4 comentários

  1. A minha preocupação principal é a proveniencia desses produtos, por exemplo o uso de agrotoxicos na produção ou o uso de mão de obra infantil. Você tem alguma dica em relação a isso também?

    1. Oi Thais!
      Infelizmente esta é uma realidade no nosso país. Somente recentemente também tomei consciência sobre a gravidade do fato. Dificilmente você conseguirá saber a real procedência desses produtos vendidos a granel lá na Zona Cerealista. Vale tentar falar com o gerente e investigar na loja que você estiver comprando.

  2. Gostaria de ter o contato para compra de produtos obrigada

  3. Q maravilhoso e completo este post !!!! Gratidão oportunidade!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *