OvolactovegetarianoRestaurantes

Recanto Vegetariano, o self service orgânico do Brooklin

O Recanto Vegetariano é um restaurante ovolactovegetariano localizado na Rua Florida, a uma quadra da Av. Eng. Luís Carlos Berrini, no Brooklin. Aberto há 33 anos, o restaurante se destaca por ser um dos únicos da região com opções veganas e também por ter uma horta orgânica própria, da onde vem quase tudo que é servido.

Fui conhecer o Recanto Vegetariano a convite do proprietário e “hostess”  Altino Danesin. Como moro bem longe e não costumo circular por lá, nunca tinha ouvido falar do lugar até então.

O restaurante fica em um gigante casarão de 2 andares de frente para a praça Lions Monções. É praticamente impossível passar por ali e não notar. Logo quando cheguei já fui muito bem recepcionado pelo Altino que me apresentou o salão e me contou um pouco da história do restaurante.

Recanto Vegetariano

O Recanto é um dos restaurantes vegetarianos mais antigos da cidade. Como disse anteriormente, está aberto há 33 anos. Se hoje vegetarianismo ainda é tabu para muitos, imagine o que foi abrir um restaurante vegetariano a 30 anos atrás, praticamente uma instalação alienígena na cidade. No ano passado o prédio passou por uma grande reforma, ficou alguns meses fechado, duplicou seu tamanho e agora voltou reformulado e com força total.

O térreo é o piso principal onde fica o caixa, a maior parte das mesas e o buffet. O piso superior é totalmente destinado às mesas, mas também possui outro buffet de sobremesas igualzinho o de baixo. Os dois ambientes são bem amplos, bem iluminados, com grandes janelas, mesas de madeira e com uma super cara de novo.

Recanto Vegetariano
Térreo.
Recanto Vegetariano
1º andar.

O público, definitivamente, não é vegano. A grande maioria dos fregueses são pessoas que trabalham por ali, famílias da região e um ou outro vegetariano. O ambiente é bem familiar, daqueles com cara de almoço de domingo.

A comida é das vegetarianas tradicionais. O Recanto é ideal para se levar aquele amigo onívoro que nunca pensou em ser vegetariano e tem certo preconceito com comidas muito alternativas.

O serviço é self service à vontade com suco e sobremesa. O balcão de saladas é gigaaante e lindamente orgânico, praticamente tudo vem da horta do próprio restaurante que fica nos arredores de São Paulo. Uma variedade bem grande de folhas, legumes, grãos, deliciosos sushis e etc.

recanto_vegetariano_4
Buffet de saladas.
recanto_vegetariano_5
Sushis de arroz integral e legumes, quiabo, beterraba, alface, rúcula, couve, cenoura e batata doce.
recanto_vegetariano_6
Sushis de arroz integral e legumes, cenoura, tomate, palmito, mandioquinha, alface, rúcula, brócolis e couve-flor.

Os pratos quentes são os tradicionais de restaurantes vegetarianos e sempre com opções veganas: feijoada, tortas, massas, verduras refogadas, caldo de grãos, assados, lasanhas, pratos com soja e etc. O Recanto não é o lugar que você vai encontrar uma lasanha vegana, por exemplo, mas confesso que me virei muito bem e até comi demais, pra variar. Ah, e todos os pratos veganos possuem indicação.

Recanto Vegetariano - Pratos Principais
Buffet de pratos quentes.
Recanto Vegetariano - Pratos Principais
Arroz integral, feijoada, farofa, couve refogado, torta de legumes, kibe e nhoque de mandioquinha.
Recanto Vegetariano - Pratos Principais
Noque de mandioquinha, espaguete com espinafre, torta de legumes, kibe e carne de soja.

As sobremesas e sucos (2 opções) ficam no térreo e no piso superior. Muitas opções ovolacto, mas os veganos ficam com os doces de compota e frutas.

Recanto Vegetariano - Sobremesas
Mamão, caqui e goiaba.
Recanto Vegetariano - Sobremesas
Creme de abacate e caqui.

O movimento é intenso todos os dias, mas com o gigantesco salão sempre tem lugar pra todo mundo.

O último e grande diferencial do Recanto é, sem dúvida, a calorosa e atenciosa recepção do querido Altino. Logo que cheguei no local já pude perceber que praticamente todos os clientes o conhecem e possuem um grande carinho por ele. Sempre de um lado para o outro conversando e recepcionando todo mundo, sua presença e bom humor fazem do Recanto um lugar com o atendimento único. Seja na hora da entrada, da refeição ou da saída, ele faz questão de te recepcionar, trocar algumas palavras e ouvir o seu feedback do restaurante. Muito grato pelo convite e também pelo delicioso papo que tivemos.

O Recanto Vegetariano é uma ótima opção pra quem circula pela região da Berrini que ainda é muito carente em opções veganas.

OBS.: Lá também funciona o Espaço Vivenda para locação no piso superior. O lugar tem capacidade para 200 pessoas com acessibilidade, ar condicionado, valet e cozinha exclusiva. Para maiores informações, entre em contato com o restaurante.

Aberto: de segunda a sexta e domingos. Fechado aos sábados.
Horário: de segunda a sexta: 11:30 às 15:00. Domingo: 12:00 às 16:00.
Endereço: Rua Florida, 1442 – Brooklin –  Mapa aqui.
Serviço: self service com tudo incluso.
Preço: de segunda a sexta: R$36,90. Domingo: R$45,00.
Telefone: (11) 5506-8944 ou 5507-2704

Mais informações:
http://www.recantovegetariano.com.br/

Comentários

comentários

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *