OvolactovegetarianoRestaurantes

Apfel Restaurante Centro, o tradicional vegetariano do calçadão

Apfel Centro

O Apfel é um restaurante ovolactovegetariano que fica no calçadão da rua Dom José de Barros, próximo a Praça da República, no centro de São Paulo. Um dos restaurantes mais tradicionais da cidade, o lugar é um dos únicos refúgios vegetarianos da região onde é possível realizar uma ótima refeição vegana e orgânica.

Conheci a unidade Apfel do centro logo após me mudar para a cidade, em 2011. Naquela época eu ainda era vegetariano e o Apfel era a única opção ali da região. Apesar de não ser assim tão próximo do meu trabalho, pelo menos uma vez por semana eu dava um pique na hora do almoço para extravasar por lá.

Junto com a sua outra unidade no Jardins, o Apfel tem mais de 25 anos de história e é um dos vegetarianos mais tradicionais da cidade. Na região do centro é, provavelmente, o point mais conhecido quando o assunto é comida vegetariana. Pra quem trabalha por ali e curte uma comidinha saudável bem feitinha, o Apfel é a salvação. E pra quem não é da cidade e pretende turistar pelas redondezas, o restaurante é uma excelente pedida para se planejar um almoço entre a visita das atrações da região: Theatro Municipal, Praça da República, Centro Cultural Banco do Brasil, Praça da Sé, Galeria do Rock, Praça das Artes e etc.

O restaurante fica no 1º andar de um charmoso e antigo prédio de esquina do centro. Ele fica exatamente entre os calçadões da rua Dom José de Barros e da Barão de Itapetininga. Andando pelo calçadão, de longe já é possível avistar um letreiro digital lá em cima anunciando o lugar.

Apfel Centro

Ao entrar pela pequena portinha, você sobe uma escada que sempre está decorada com pétalas de rosas. Em um grande e único ambiente ficam o caixa, o buffet e todas as mesas ao fundo. O ambiente é bem simples e aconchegante.

Apfel Centro

Apfel Centro - Buffets

Vamos aos pratos…

O esquema lá é self-service à vontade com suco e sobremesa inclusos. Os pratos servidos são bem variados conforme o dia. A comida é bem tradicional vegetariana e a cozinha é comandada pelo chef Carlos Beutel. A maioria dos ingredientes utilizados são orgânicos e Apfel diz também respeitar a produção sazonal e incentivar os pequenos produtores.

Apfel Centro - Buffets

O buffet de salada é bem farto, cheio de vegetais orgânicos sazonais. Dá pra fazer aquele pratão arco-íris. Além das saladas cruas, ainda tem as sopas (sempre tem vegana) e também outros itens como uma torta fria, couscoustofu. Alí é o único lugar onde não tem plaquinha indicado quanto a vegano ou vegetariano, o jeito é sempre caçar algum funcionário da cozinha e perguntar.

Apfel Centro - Saladas
Cenoura, beterraba, alface, tomate, salada de feijão fradinho, rabanete e tofu.
Apfel Centro - Saladas
Mandioquinha assada, salada de grãos de trigo com pimenta biquinho, agrião, rabanete, tomate, pepino e tofu.
Apfel Centro - Saladas
Beterraba, cenoura, moyashi, rúcula, batata yacon e couscous marroquino.
Apfel Centro - Saladas
Moyashi, tofu, guacamole, beterraba, cenoura, brócolis e rúcula.

O balcão de pratos quentes está sempre cheio de opções veganas com as devidas indicações. Lá, definitivamente, não é o lugar onde você vai encontrar uma lasanha vegana ou queijos vegetais, por exemplo. Mas também não é um daqueles restaurantes que abusam de lácteos, só uns 2 ou 3 pratos que não são veganos. Ultimamente tenho notado que meu prato tem ficado ligeiramente mais montanhoso do que o dos meus amigos que nem são veganos… rs. :O

Apfel Centro - Pratos Quentes
Arroz integral, feijão azuki, purê de abóbora, proteína de soja ao molho de tomate, verduras refogadas, farofa e charuto de arroz com legumes ao molho agridoce.
Apfel Centro - Pratos Quentes
Arroz integral, feijoada, farofa, couve refogado, bolinho de legumes frito e moqueca de abóbora.
Apfel Centro - Pratos Quentes
Arroz integral, bolinha de batata, batata doce, grão de bico, banana assada com aveia, repolho cozido e farofa.
Apfel Centro - Saladas
Arroz integral, feijão, farofa, maçã assada, pts, lentilha, chuchu refogado e assado de legumes.

As sobremesas também são excelentes, mas para os veganos ficam só as frutas e os doces de compota. Em alguns dias da semana, se você tiver sorte, dá pra encontrar também um bolo vegano.

Apfel Centro - Sobremesas
Doce de banana e doce de abóbora.
Apfel Centro - Sobremesas
Doce de abóbora, mamão e doce de pêra.
Apfel Centro - Sobremesas
Doce de amendoim, bolo de banana e doce de banana.
Apfel Centro - Sobremesas
Melancia, abacaxi e mamão.

O restaurante está sempre muito movimentado todos os dias da semana no horário de pico (12:30 -13:30). Apesar do movimento, sempre dá pra encontrar algum lugar livre ou mesmo dividir alguma mesa comunitária. Só cheguei a esperar para sentar uns 10 minutos uma única vez. Mas se você quer evitar o lugar lotado, melhor chegar cedo, perto das 12:00 ou lá pelas 13:40.

E pra terminar, não dá pra não falar do atencioso atendimento do proprietário e chef Carlos Beutel. Sempre com um sorrisão no rosto, o Carlos recebe todo mundo com um humor de outro planeta e possui uma relação intimista com todos os seus clientes. É só você apontar na porta que já vai escutar um “oi meu lindo” ou “oi minha lindona”… rs.

O Carlos é um figura super conhecida no meio cultural da cidade por participar ativamente da revitalização do centro, promovendo as tradicionais e famosas caminhadas noturnas que acontecem desde 2005. O Apfel também apoia e patrocina pequenos grupos de teatro, festivais de cinema e de artes. Se você tem interesse é só dar um pulinho lá e trocar uma ideia com o Carlos.

E por último, o Apfel possui uma promoção de fidelidade única. A cada refeição você ganha um cupom. Juntando 7 deles você pode trocar por um pão, com 15 um almoço e com 500 uma viagem para Nova York (é sério!)!!

Se você circula ou trabalha pelo região, tem a obrigação de conhecer! E pra quem é turista do centro, fica mais uma ótima dica de onde conseguir um excelente almoço vegano por lá! 🙂

Aberto: de segunda a sábado. Fechado aos domingos.
Horário: das 11:30 às 15:00.
Endereço: Rua Dom José de Barros, 99 (Esquina com a Rua Barão de Itapetininga) – República (metrô República) –  Mapa aqui.
Serviço: self-service à vontade com suco e sobremesa incluso.
Preço: R$28,00
Telefone: (11) 3256 7909

Mais informações:
http://www.apfel.com.br/

Comentários

comentários

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *