OvolactovegetarianoRestaurantes

Apfel, o tradicional vegetariano dos Jardins

O Apfel é um restaurante ovolactovegetariano que fica na rua Bela Cintra, a um quarteirão e meio da Avenida Paulista, nos Jardins. Sediado em um casarão charmoso, todos os dias são oferecidos pratos bem diversificados com muitas opções veganas. O lugar também só utiliza orgânicos e é um dos restaurantes vegetarianos mais famosos da cidade.

O Apfel foi o primeiro restaurante vegetariano que eu conheci em São Paulo. Na época eu ainda nem morava aqui e tinha abandonado a carne há pouco tempo. Não lembro exatamente o que eu vim fazer na cidade, mas fui levado por uma amiga que mora ali pertinho que sempre me dizia que eu iria amar o lugar. Lembro que fiquei fascinado com o charme do casarão e também com o tanto de opções que ele servia. Nem podia imaginar tudo o que São Paulo poderia me oferecer no quesito culinária vegetariana.

O sobrado é bem simpático e possui uma decoração leve e agradável. Apesar de parecer pequeno, ele possui 7 áreas com mesas, sendo 3 no térreo e as outras 4 no primeiro andar. No térreo duas delas são externas, uma varanda que fica logo depois do caixa e também uma outra mesa com guarda-sol que fica do lado da calçada.

O esquema lá é self-service com preço fixo e os pratos servidos são bem variados conforme o dia. O tempero é brasileiro salvo alguns pratos típicos de outras nacionalidades. O restaurante também diz que só utiliza orgânicos adquiridos de pequenos agricultores e tem uma grande preocupação com a sustentabilidade.

Então vamos aos pratos..

O balcão de saladas é bem farto e os veganos se garantem bem, sempre tem alguns itens um pouco mais elaborados além da salada normal. Aqui quase não tem pratos ovolacto exceto alguns patês/molhos e saladas com iogurte.

Apfel - Saladas
Rúcula, beterraba, tomate, pepino, tofu, cenoura, abóbora, batata, rabanete e salada de cevada em grãos.
Apfel - Saladas 2
Alface, pimentão, tomate, pepino, tofu, beterraba, hommus, moyashi com cenoura e maçã.
Apfel - Saladas 3
Alface, lentilha, salada de berinjela, pepino, beterraba e abacate.

Muitas vezes daria pra ficar só por aqui e ir embora feliz, mas né, é sempre tão mais fácil enfiar o pé na jaca…

Apfel - Saladas 4
Couve-flor, mandioquinha, moyashi, soja em grãos, beterraba ralada, tofu, alface, cenoura, batata doce e feijão azuki.

Pra quem curte um caldo ou sopa de entrada, do outro lado da sala sempre tem algumas opções acompanhada por um pãozinho.

Caldinho de feijão.
Caldinho de feijão.

Os pratos quentes também não deixam os veganos na mão e dificilmente você vai sentir falta de alguma coisa. Como os itens são bem diversificados, toda vez que vou parece que tem algo que eu nunca tinha experimentado. Então já viu, sempre vira aquela orgia esperta.

Apfel - Pratos quentes 1
Arroz integral, lentilha, abobrinha assada, berinjela indiana, milho refogado, verdura refogada, carne de soja e torta de brócolis.
Apfel - Pratos quentes 2
Brócolis, batata soute, abóbora assada, fettuccine com espinafre, caprese de abobrinha, almôndegas ao sugo e farofa de milho.
Apfel - Pratos quentes 3
Mini-hambúrguer de soja, berinjela empanada, purê com ervilhas, batata assada, arroz integral, feijoada e couve refogado.

Se um dia der a sorte de ter falafel aproveite pra se acabar, são maravilhosos, super sequinhos e crocantes. Comi todos esses e mais alguns. Outros destaques são esse nhoque de beterraba e essa moqueca de batata, deliciosos!

Apfel - Pratos quentes 4
Arroz, feijão, farofa de milho, moqueca de batata, nhoque de beterraba e falafel.
Apfel - Pratos quentes 5
Catalônia refogada, repolho com amendoim, kibe de abóbora, berinjela com cevada, arroz, feijão, farofa e hambúrguer de soja/lentilha/feijão ao molho madeira.

Somente os pratos quentes possuem plaquinha quanto a vegano ou não. Então caso ficar na dúvida de algo no balcão de saladas ou sobremesas, o jeito é caçar algum atendente e perguntar. Já dei a dica pra eles colocarem em tudo, vamos ver se rola.

O balcão de sobremesas sempre tem bolos, tortas, doces de compota e frutas. Com relação as opções veganas é na base da sorte, mas sempre tem algo interessante, pode ir na fé.

Apfel - Sobremesas 1
Torta de goiaba e doce de abóbora.
Apfel - Sobremesas 2
Doce de goiaba, bolo de cenoura e doce de abóbora.

Os doces de compota pra mim são as melhores sobremesas da casa, principalmente o doce de banana, goiaba e abóbora.

Apfel - Sobremesas 3
Torta de maçã e doce de banana.

Nunca tinha comido essa compota de cambuci, na verdade nem sabia que cambuci era uma fruta, rs. Eu sinceramente não curti, mas pra quem gosta de um doce bem azedinho, fica a dica.

Apfel - Sobremesas 4
Bolo de banana e compota de cambuci.

Fiz cara feia pra experimentar esse doce de casca de melancia, mas depois que comi super aprovei. Muda totalmente o gosto e a textura, me lembrou doce de mamão.

Apfel - Sobremesas 5
Doce de casca de melancia e calda de goiaba,
Apfel - Sobremesas 6
Mamão, abacaxi, bolo de tangerina e torta de carambola.

O restaurante está sempre lotado pois além da comida boa e diversificada, ele é um dos mais populares entre o público onívoro. A localização e o fácil acesso também contribuem para o movimento, então todos os dias no horário pico você vai encontrar muita gente circulando por lá. De semana seja a hora que for, quase sempre tem algumas mesas livres apesar de já ter acontecido de ter que esperar uns minutos. De sábado e domingo é aquele esquema, quase certa uma filinha, mas não costuma demorar também.

O Apfel é sempre uma excelente pedida para um almoço na região da Paulista, vale a visita.

Aberto: aberto todos os dias da semana inclusive feriados.
Horário: de semana: 11:30 as 15:00. Sábado, domingo e feriado: das 11:30 as 16:00.
Endereço: Rua Bela Cintra, 1343  – Consolação (metrô Consolação) – Mapa aqui.
Serviço: self-service.
Preço: de semana: R$28,00. Final de semana e feriado: R$33,00.
Telefone: (11) 3062 – 3727

Mais informações: http://apfel.com.br/

Comentários

comentários

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *