Bares e LanchonetesCompras veganas

Mun Artesanal: barrinhas proteicas, tempês e lanchonete vegana no Bom Retiro

Mun Artesanal - Bom Retiro

A Mun Artesanal é um empresa vegana focada na produção de alimentos artesanais. Na ativa desde meados de 2015, a marca ganhou fama devido as suas deliciosas barrinhas proteicas e, recentemente, pelos seus versáteis tempês. Neste ano, a Mun ganhou sua sede no Bom Retiro e realiza semanalmente cursos voltados à culinária vegana e também funciona como lanchonete quase todas as sextas-feiras.

Conheci a Mun logo no seu início, no começo de 2015. Na época recebi um email de um dos sócios, o Edu, onde me apresentava as barrinhas e já no dia seguinte ele me levou pessoalmente um kit degustação. Desde então, nunca mais parei de comer as tais barrinhas proteicas que se espalharam rapidamente por toda a cidade.

A Mun foi concebida com o intuito principal de propagar um estilo de vida saudável, sustentável, consciente e ético. Idealizada pelo Edu Pimenta e pelo Thomas Hendee, desde o início os dois se dividem nas diversas atividades da empresa, sempre com muita dedicação e empenho. Todo mundo que frequenta restaurantes vegetarianos e veganos já deve ter visto uma caixinha de barrinhas da Mun por aí. Eles também são sempre presença confirmada em quase todos os eventos da cidade relacionados ao veganismo.

Os dois principais produtos produzidos pela Mun são as barrinhas proteicas e os ainda pouco conhecidos tempês.

As barrinhas foram as responsáveis pelo começo da empresa e até hoje são o carro-chefe. Os ingredientes de base dos sabores doces são semente de girassol, pasta integral de amendoim, tâmara desidratada, castanha de caju, semente de chia, quinoa em flocos, amêndoas laminadas, óleo de coco e gergelim. A essa mistura é então adicionado o ingrediente que dá o sabor principal. Os sabores atualmente são Amendoim, Banana, Chocolate (feito com cacau em pó e pedaços de chocolate Belga sem lactose) e Goji Berry. Minhas preferidas são a de Amendoim e Chocolate (pra variar).

Além dos sabores doces, recentemente foi adicionado a primeira barrinha salgada, a exótica Salada PANC. Ela é feita de plantas alimentícias não convencionais como a Ora-pro-nobis e a Moringa oleifera. Tem uma base de castanha de caju, amêndoas, semente de girassol, couve desidratada, óleo de gergelim e flor de sal. Eu torci o nariz para experimentar, mas depois de provar virei fã.

Barrinhas - Mun Artesanal

Aqui em São Paulo é possível encontrá-las em todo canto ou encomendar pela internet na Loja Colaborativa RotaVEG. Por serem de fácil transporte, elas também podem ser enviadas pelos Correios e chegam a qualquer parte do Brasil.

O segundo produto que a Mun recentemente investiu e começou a comercializar foram os incríveis tempês. Para quem nunca ouviu falar, o tempê (tempeh) é um alimento de origem vegetal, vegano, fermentado, prebiótico, sem glúten, de alto teor proteico e que pode ser incorporado em inúmeras receitas salgadas. Originário da Indonésia, ele pode ser feito à base de qualquer leguminosa. Ao serem fermentados, os grãos se tornam mais digeríveis pelo corpo, ajudando na absorção de todos os nutrientes deste alimento e favorecendo o desenvolvimento de bactérias benéficas no nosso cólon.

Originalmente o tempê mais popular é o feito à base de grãos de soja, mas devido a todos os poréns de se consumi-la hoje em dia, a Mun desenvolveu 2 novos sabores perfeitos: ervilha com quinoa vermelha e feijão fradinho com arroz negro.

Tempê - Mun Artesanal

Tempê - Mun Artesanal

Tempê - Mun Artesanal

O Edu me contou que chegar na fórmula perfeita foi um trabalho árduo. Na produção do tempê, o grão deve ser pré-fermentado na água por 12 horas, descascado, cozido, inoculado com um fungo chamado Rhizopus Oligosporus, posto em recipientes de formato retangular e micro-perfurados para ajudar no processo aeróbico; e fermentado por no mínimo 22 horas em uma incubadora profissional de temperatura controlada de 33º, onde também é pasteurizado no processo final da produção.

O mais legal é que ele é um produto tão versátil e simples de preparar que vai com qualquer coisa. Dá pra fazer frito, assado, com qualquer tempero, rechear coisas, usar como hambúrguer e por aí vai. E pra quem nunca fez, ao comprar o tempê você também ganha várias dicas de receitas junto com o modo de preparo.

Pra quem for de São Paulo e quiser encomendar os tempês, também dá para pedir pela Loja Colaborativa RotaVEG! 

Mun Artesanal - Bom Retiro

Mun Artesanal - Bom Retiro

Mun Artesanal - Bom Retiro

Mun Artesanal - Bom Retiro

A primeira vez que comi o tal do tempê foi na minha visita na sede de Mun no Bom Retiro. Quase todas as sextas-feiras o Edu e o Thomas aproveitam o dia de produção na cozinha industrial e estendem o expediente como lanchonete vegana do começo da noite até as 22hs, as chamadas Sexta-vegan.

A lanchonete é a parte da frente da sede da Mun, bem próximo do metrô Tiradentes. Um ambiente super intimista com poucas mesas e atendimento mega atencioso. É praticamente como ser recebido na casa de um amigo.

Mun Artesanal - Bom Retiro

Mun Artesanal - Bom Retiro

Mun Artesanal - Bom Retiro

Mun Artesanal - Bom Retiro

Sexta-Vegan - Mun Artesanal

Aproveitei a visita para conhecer todo o processo de produção do tempê e também me acabar na lanchonete. No dia eu experimentei os 2 hambúrgueres de tempê, um de cada sabor. Olha gente, nunca tinha comido algo parecido na vida e fiquei maravilhado. Uma textura super macia e suculenta com os temperos e preparo perfeito. Já aderi pra vida e tive que comprar os congelados para levar pra casa.

Hambúrguer de tempê - Mun Artesanal
Hambúrgueres de tempê nos sabores: ervilha com quinoa vermelha e feijão fradinho com arroz negro

Além dos hambúrgueres de tempê, eles ainda oferecem algumas outras coisinhas no cardápio para complementar. Ainda coube uma maravilhosa coxinha de tempê só para não perder o costume e também uma crocante e surreal porção de hot roll de tempê para finalizar! Por que não?!

Coxinha de tempê - Mun Artesanal
Coxinha vegana recheada com tempê.
Hot roll de tempê - Mun Artesanal
Porção de Hot Roll de tempê.

A Mun também está sempre lotada de cursos e oficinas de diversos temas relacionados à culinária vegana que acontecem lá na cozinha da sede. Quase todo final de semana tem algo muito legal acontecendo. Para acompanhar é só seguir a página de eventos do RotaVEG, sempre adiciono tudo lá!

Edu e Thomas, sou muito fã da Mun! É inspirador ver como o projeto de vocês cresceu e se consolidou tão rápido. Tudo isso é fruto de muita dedicação, visão empreendedora, trabalho árduo e acima de tudo, uma qualidade exepcional dos produtos. Que as barrinhas e os tempês da Mun cheguem até a lua! 🙂

E pra quem ainda não foi visitar a lanchonete, vá correndo! Esta sexta-feira será a última do ano!

Mun Artesanal
Aberto: de segunda a sexta; fechado aos sábados e domingos
Horário: de segunda a quinta-feira das 10:00 as 18:30; sexta-feira das 10hs as 22hs (Sexta-vegan)
Serviço: loja de barrinhas proteicas / tempês e lanchonete vegana
Local: Rua Afonso Pena, 322 – Bom Retiro, São Paulo/SP – Mapa Aqui
Facebook: Mun Artesanal
Instagram: @munartesanal
Encomendas (São Paulo/SP): Loja Colaborativa RotaVEG

Comentários

comentários

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *