Compras veganas

Lush, a marca vegetariana de cosméticos frescos feitos à mão

Lush - Cosméticos frescos feitos à mão - Fachada

A Lush é uma marca internacional de cosméticos produzidos de forma artesanal, feitos com produtos frescos e sem testes em animais. Em São Paulo, a marca conta com uma unidade no Morumbi Shopping e outra na Rua da Consolação, esquina com a Oscar Freire. Com mais de 80% dos seus produtos veganos, a marca possui um posicionamento ativista perante aos direitos animais e sustentável em relação a toda a linha de produção. No Brasil desde Junho de 2014, a Lush ainda disponibiliza diversos tratamentos em seu Spa também localizado na unidade Jardins.

Conheci a Lush Spa por acaso, quando fui conferir as delícias veganas do Bike Truck Parise Gourmet (post em breve!), que estava em frente a loja. Depois de provar algumas guloseimas da Catharine, conheci a Taís, vegetariana, fã do pão de mel vegano da Parise e que trabalha na Lush. Batemos um super papo e ela me chamou pra fazer um tour pela loja.

Lush - Cosméticos frescos feitos à mão - Fachada

A Lush é uma marca originada em Poole, no Reino Unido. Baseada no princípio de que o único caminho é a ética, tem uma visão da empresa perfeita, mesmo achando que nunca chegará lá completamente. Apesar de não ser vegana por apresentar produtos que contenham ingredientes derivados de animal (leite, mel, lanolina e ovos), é uma empresa simpatizante e engajada com a causa. Cerca de 80% dos produtos são veganos, ou seja, não usam nada de origem animal em suas fórmulas. De qualquer forma, todas as embalagens dos produtos veganos apresentam o selo “Vegan”, deixando bem claro quais os tipos de ingredientes utilizados.

Com uma política ativista de “Fighting Animal Testing”, a Lush também não faz parcerias ou negócios com fornecedores que efetuam testes em animais para qualquer propósito. Considera cruel, desnecessária e absolutamente duvidosa a informação que os testes produzem, por isso, os produtos são rigorosamente avaliados e testados por voluntários humanos.

Voltando a loja, ao adentrar o espaço, logo de cara vi que não se tratava de uma marca convencional de cosméticos. Com uma diversidade absurda de produtos inovadores, a Lush, pra mim, reinventou todo o conceito de cosméticos e produtos de higiene. São muitas invenções lúdicas e criativas que te deixam com vontade de transformar a sua casa/banheiro em um spa completo. Mesmo os que nunca se interessaram por esses tipos de produtos, vão achar no mínimo curioso esta nova abordagem. Todos os meus amigos que arrastei pra lá ficaram encantados.

#A loja

A loja é muito espaçosa e aconchegante. Ela é formada por um salão principal, um cômodo em um nível mais baixo e o Spa aos fundos. Os produtos ficam dispostos como se fosse um mercadinho a granel. E o mais legal é que muitos dos produtos, como os sabões e sabonetes, você realmente compra por peso!

Lush - Cosméticos frescos feitos à mão - Piso Principal

Lush - Cosméticos frescos feitos à mão - Subsolo

#Embalagens

Boa parte dos itens disponíveis não apresenta embalagens. As embalagens utilizadas são totalmente recicladas e o mais legal é que apresentam um selo de quem fez e quando ele foi feito. Os itens quando comprados são embalados na hora com um simples e único papel. A empresa ainda incentiva o retorno dos potes dos produtos já usados. A cada cinco potes limpos que retornam à loja, pode-se escolher uma mascara fresca em troca!

Lush - Cosméticos frescos feitos à mão - Selos

#Produtos auto-conservantes

Os produtos Lush são frescos e os conservantes utilizados são naturais, tais como o sal, o mel e a argila. Mais de 70% da gama de produtos é totalmente auto-conservante.

A explicação para o fato da maior parte dos produtos auto-conservantes serem solidificados é porque sem água, os microrganismos não conseguem crescer e se multiplicar. Para que os não-sólidos, como cremes, loções e líquidos sejam mantidos frescos, quantidades mínimas de conservantes sintéticos são usados. A maioria dos itens pode ser usada com segurança por mais de um ano.

#Catálogo

São sabonetes, sais, óleos, espumasgéis, gelatinas, frapês, barras, cremes, loções, esfoliantes e etc. É gente, na Lush um banho não é apenas um banho. A marca muda conceitos sobre produtos de beleza e torna a utilização lúdica e sensorial.

Lush - Cosméticos frescos feitos à mão - Sais de Banho
Frente: Sex Bomb – Bomba de sais de banho.

Tive a chance de usar alguns produtos nas variadas categorias, vou (tentar) escolher alguns para falar sobre…

Os sabonetes são todos feitos com base livre de óleo de palma, então não danificam o meio ambiente. Os cheiros, as apresentações e os nomes são demais! As barras são cortadas e pesadas na hora, do tamanho que você escolher. Destaques para o “Sandstone”, esfoliante e cítrico inspirado nas praias brasileiras; o “Karma”, exótico e com um perfume inexplicavelmente bom; o “Dirty”, mentolado e fresco, sem toques florais.

Lush - Cosméticos frescos feitos à mão - Sabonetes

Dos géis de banho, feitos com sucos frescos de frutas, infusões herbais e óleos orgânicos, se destaca o Mediterrâneo “The Olive Branch”, que é perfumado com óleo de oliva. Faz você não querer parar no sabonete.

As gelatinas de banho (sim, gelatinas vegetais), são feitas com base de carragenina obtida a partir do extrato de algas marinhas e são super divertidas.

Lush - Cosméticos frescos feitos à mão - Banho

Lush - Cosméticos frescos feitos à mão - Gelatina de Banho

Os frapês são uma mistura de flores, manteiga de cacau e óleo de amêndoas, aqui se destaca o luxuoso “Turkish Delight”, um limpador corporal feito com pétalas de rosas, umas 20… m-i-l p-é-t-a-l-a-s em cada potinho!

Das manteigas corporais sólidas, feitas com manteigas naturais, se destaca a “Buffy”, que esfolia e elimina as células mortas e deixa a pele super macia.

As barras de massagem são todas feitas com manteiga de cacau. Você a aquece entre as mãos e passa diretamente na pele. Os perfumes são ótimos e a hidratação bem melecada. Destaques para a diferente “Wiccy Magic Muscles”, com feijões azuki que massageiam a pele e a picante “Hottie”, que leva óleo essencial de gengibre; feitas especialmente para aliviar desconfortos musculares.

Lush - Cosméticos frescos feitos à mão - Barras de Massagem

Têm também os desodorantes sólidos e os pós hidratantes, que possuem óleos essenciais e ingredientes microbicidas.

Para a face tem outra enorme variação de produtos. São limpadores, hidratantes, máscarasesfoliantes. Destaque para os limpadores em barra “Coalface” (o sabonete com carvão em pó que absorve óleos e clareia a pele) e o calmante “Fresh Farmacy” (com calamina em pó e camomila).

Lush - Cosméticos frescos feitos à mão - Limpadores Faciais
Fresh Farmacy – Limpador facial.
Lush - Cosméticos frescos feitos à mão - Limpadores Faciais
Frente: Coalface – Limpador facial.

Para limpar e refrescar, os tônicos sólidos e líquidos. O “Tea Tree Water” contém a maleleuca, bactericida que ajuda a manter a pele limpa. As máscaras faciais frescas devem ser mantidas na geladeira, feitas de frutas, vegetais, manteigas e argilas. São tão cheirosas que dá uma vontade absurda de comer… rs.

Lush - Cosméticos frescos feitos à mão - Máscaras Faciais

Outro item bem legal são os tabletes dentais. Eles são uma alternativa natural aos cremes dentais convencionais, pois não contêm resíduos nem fluoretos. São auto-conservantes e devem ser mastigados antes de iniciar a escovação.

Lush - Cosméticos frescos feitos à mão - Tablets Dentais

Os shampoos sólidos não levam embalagens e são uma alternativa aos líquidos, ocupam pouco espaço e duram até 80 lavagens. Destaque para o “Karma Komba” que tem o mesmo cheiro delicioso do sabonete “Karma”. E ainda tem condicionador!

Tem modeladores para os cabelos, maquiagem, produtos para os lábios, cremes de barbear, perfumes, enfim gente, é muito produto incrível reunido e com historia pra contar. Definitivamente só conhecendo a loja pra saber.

Lush - Cosméticos frescos feitos à mão - Shampoos e condicionadores sólidos
Shampoos e condicionadores sólidos.

#Spa

Depois de visitar a loja, fui conhecer o Spa. Quando passei a porta parecia que tinha sido transportado para outro lugar. A atmosfera era completamente diferente. Num clima de silencio e aconchego, me encontrei na cozinha de uma casa europeia, daquelas de filme, com cobertor xadrez sobre a cadeira de madeira.

Lush - Cosméticos frescos feitos à mão - Spa

A Lush Spa disponibiliza sete tratamentos, ou viagens sensoriais, que prometem transformar corpo e mente. São eles: Synaesthesia, Validation Facial, The Good HourTailor Made, The Spell, The Lush Sound Bath e o The Comforter?. Cada um possui uma singularidade, uma soundtrack, um cheiro e uma intenção.

Lush - Cosméticos frescos feitos à mão - Spa

As dependências onde os tratamentos são realizados são nos quartos da “casa”, ainda mais intimistas que o primeiro ambiente. E é claro que fiz uma das terapias. A da vez foi a The Good Hour, 70 minutos revigorantes e profundos, em clima de alto mar.

Antes de iniciar você preenche um ficha onde indica que é vegano e assim nenhum produto vegetariano é usado. A massagem vai além do toque, o mood acontece pelo cheiro salgado e pela trilha que se inspira nas canções antigas dos marinheiros, te levando a uma manhã de domingo no porto inglês.

No final dos procedimentos, ainda rolou um bate papo super gostoso com os profissionais e um English Breakfast Tea.

Lush - Cosméticos frescos feitos à mão - Spa

Lush - Cosméticos frescos feitos à mão - Spa

E para finalizar, gostaria de agradecer toda a atenção e o atendimento inenarrável da querida Taís Gomes. Sério gente, nunca fui tão bem atendido na vida. Entramos na loja como quem não quer nada e ficamos umas 3 horas se divertindo e provando tudo. Saí de lá até com a sola do pé hidratada e mil cheiros diferentes.

A Lush é uma loja/marca que realmente me surpreendeu em todos os aspectos. Seja por todo o seu design único, pela sua posição ativista, pelos seus produtos lúdicos, pelo excelente atendimento e seus incríveis tratamentos sensoriais.

Vale demais a visita!

Lush – Jardins
Aberto: todos os dias da semana.
Horário: de segunda à sábado: das 10:00 as 21:00. Domingo: das 11:00 as 19:00.
Endereço: Rua da Consolação, 3459, Jardins – São Paulo/SP –  Mapa aqui.
Telefone: (11) 3052-1739

Lush – Morumbi Shopping
Aberto: todos os dias da semana.
Horário: de segunda à sábado: das 10:00 as 22:00. Domingo: das 14:00 as 18:00.
Endereço: Av. Roque Petroni Júnior, 1089, Chácara Santo Antônio – São Paulo/SP –  Mapa aqui.
Telefone: (11) 5189-4701

Lush – Shopping Iguatemi Campinas
Aberto: todos os dias da semana.
Horário: de segunda à sábado: das 10:00 as 21:00. Domingo: das 11:00 as 19:00.
Endereço: Avenida Iguatemi, 600, Vila Brandina – Campinas/SP –  Mapa aqui.
Telefone: (19) 3254-3881

Mais informações:
https://www.lush.com.br/

Comentários

comentários

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *