RestaurantesVegano

Govinda’s Natural, o vegano Hare Krishna da Aclimação reinaugura sob o comando de novo chef

Govinda's Natural

Govinda’s Natural é um restaurante vegano localizado na rua Muniz de Souza, próximo ao Parque da Aclimação, fazendo parte do Centro Cultural Vrinda. Com uma pegada indiana e seguindo os princípios do Ayurveda (ciência milenar indiana sobre saúde), o restaurante recentemente foi reformulado e está sob o comando do chef Giridhari Gopinath Das.

[Saiba aqui como resgatar 1 almoço grátis no Govinda’s Natural com o Guia Doop RotaVEG!]

Bom gente, desde que virei vegano em São Paulo o Centro Cultural Vrinda sempre foi um lugar referência para mim na cidade. Foram tantos encontros, workshops, oficinas e festivais que frequentei nos meus primeiros passos do veganismo que sou muito grato por tudo que aprendi por lá. Mas hoje vou falar um pouquinho sobre a repaginada do restaurante que funciona todos os dias (menos domingo) no espaço.

O restaurante Govinda’s Natural funciona dentro do Vrinda e já está na ativa há muitos anos (foi um dos primeiros posts no início do RotaVEG em 2014 pra quem quiser relembrar). Pra quem não sabe, Govinda é um dos nomes de Krishna que significa “o protetor das vacas”, refere-se na sua história a sua fase jovem quando era um pastor de vacas.

O restaurante fica em um daqueles sobrados antigos bem típicos do bairro, poucos minutos a pé do Parque da Aclimação. Ao chegar no local você sobe por uma escada rodeada de árvores e plantas até chegar na porta de entrada.

Lá dentro você tem a opção de sentar em uma das duas mesinhas na varandinha ou lá dentro, no salão principal. Tudo é bem simples e por ser um templo Hare Krishna, toda a ambientação não poderia ser de outra forma: deidades espalhadas por todos os lugares e também uma vitrine cheia de objetos à venda, livros e acessórios bem típicos da tradição.

Govinda's Natural

Govinda's Natural

Govinda's Natural

Govinda's Natural

Govinda's Natural

Govinda's Natural

Govinda's Natural

Recentemente a cozinha foi assumida pelo chef Giridhari Gopinath Das que como muitos que vocês já devem conhecer, é um super bruxo-alquimista que sabe como ninguém fazer uma boa combinação de especiarias para fisgar nosso estômago/coração.

A comida do Giri é do tipo super saudável, daqueles feitas com muito amor para alimentar o corpo e a alma. Todos os pratos possuem um toque indiano-ayurvédico (na sua versão vegana, lógico). Mesmo os pratos típicos da culinária brasileira e outras nacionalidades sofrem alterações de temperos para que sejam melhores digeridos e absorvidos pelo nosso organismo.

A grande diferença nesse tempero é que não são utilizados alho, cebola, cebolinha e alho-poró exatamente por seguirem os princípios ayurvédicos. Isso dá uma outra cara para a comida, principalmente para quem não está acostumado com os sabores das especiarias muito utilizadas na Índia.

Falando sobre este assunto para quem é novidade, de forma simples, estes alimentos da família do alho e da cebola não são considerados bons para nosso equilíbrio mental, podendo nos trazer muita agitação, prejudicando nossa concentração e estabilidade emocional. Por isso que as pessoas que são habituadas a meditarem sentem muito os efeitos do consumo deste tipo de tempero.

Voltando ao restaurante, todo dia é servido uma única opção de prato juntamente com suco e sobremesa por R$20. As combinações são sempre super leves, daquelas que alimentam bem, mas sem pesar no estômago e dar sono/leseira depois. Muito dos itens já são sem glúten, mas caso você tiver restrição eles fazem uma adaptação. Já deixo bem claro aqui que lá não é, definitivamente, o lugar para você que curte comer até sair rolando.

Na última semana almocei 2 dias por lá. Confiram como foram os meus lindos pratíneos:

Govinda's Natural
Dahl de ervilha, almôndegas de repolho roxo com molho de tomate, arroz integral com farofa de castanhas, purê de cenoura, alface e agrião.
Govinda's Natural
Dahl de grão de bico com tofu e coco, beterraba gratinada no azeite, arroz integral com farofa de castanhas e chapati (pão indiano). Salada: alface, rúcula e quinoa.
Govinda's Natural
Maçã com calda de açúcar mascavo, uvas passas e lascas de amêndoas.
Govinda's Natural
Bolo de fubá com coco e erva doce.

A bebida já está inclusa e você pode reabastecer quantas vezes quiser. Nos dias que almocei por lá tinha suco de maçã com gengibre e canelachá gelado de erva doce.

No balcão do caixa também sempre tem alguma coisinha pra você complementar ou levar pra casa, como esta trufinha maravilhosa de chocolate feita com leite de coco e também os deliciosos pães de chocolate, ervas frescas, azeitona com tomate seco e grãos.

Govinda's Natural
Trufinha vegana.

O chef Giridhari está sempre fazendo cursos e workshops únicos lá no Vrinda. Quem conhece sabe o tamanho do talento e dedicação com que ele cozinha e desenvolve cada receita. Quem tem interesse nesta fusão entre gastronomia vegana e Ayurveda é mais do que obrigação participar de algum workshop com ele.

[Para você que curtiu a matéria, o Govinda’s Natural é um parceiro do GUIA DOOP ROTAVEG e oferece o benefício de 2 almoços pelo preço de 1, válido de segunda à sexta-feira. Para saber como resgatar este benefício, acesse este link aqui!]

Uma novidade é que agora o restaurante está abrindo aos sábados que também é o dia de maior movimento. Se você não tem como almoçar durante a semana por lá, eis uma chance de conhecer!

Então é isso gente! Fica a dica de mais um lugarzinho totalmente vegano para quem curte um rango super saudável, cheio de especiarias e boas energias! 🙂

Aberto: de terça a sábado. Fechado aos domingos e segundas.
Horário: terça à sexta das 12:00 às 15:00 e sábado das 12:00 às 15:30.
Endereço: Rua Muniz de Souza, 774 – Aclimação – Mapa aqui.
Serviço: Prato do dia.
Preço: R$20,00. Suco e sobremesa são inclusos.
Telefone: (11) 5908 1361
Mais informações: https://www.facebook.com/Govindas-Natural-431489963604289/

Comentários

comentários

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *