LactovegetarianoRestaurantes

Goa vegetariano, o orgânico gourmet de Pinheiros

O Goa é um restaurante ovolactovegetariano localizado na rua Cônego Eugênio Leite, quase na esquina com a Cardeal Arcovede, em Pinheiros. Comandado pelo chef Augusto Pinto, o restaurante se destaca por servir pratos vegetarianos sofisticados em um delicioso ambiente moderno e aconchegante.

O Goa foi um dos primeiros restaurantes vegetarianos que conheci em São Paulo, logo depois de ter me mudado pra cá, em 2011. Lembro que a primeira vez que fui nem sabia andar direito pela cidade e acabei me perdendo no caminho. Logo de cara fiquei encantado com o lugar e comi uma feijoada vegana dos deuses.

O restaurante iniciou suas atividades em 2004 com o nome de Gaia, mas devido a problemas de direitos autorais mudou definitivamente para Goa, em 2009. O projeto nasceu da vontade do chef Augusto Pinto criar um espaço diferenciado, juntando seu histórico de uma família ligada à gastronomia com sua experiência de 10 anos como produtor cultural. O Goa então nasceu tendo a sustentabilidade, o bom gosto e a criatividade como seus principais conceitos.

Com um amplo salão principal, algumas mesas na calçada e uma área externa aos fundos, a decoração mistura elementos rústicos e contemporâneos. O salão lembra um galpão de fábrica antigo com mesas de ferro e grandes janelas nas laterais e aos fundos. A área externa é um quintalzinho junto aos banheiros que recentemente está em reforma, mas me informaram que em breve também será possível sentar e comer por lá. Até tempos atrás possuia algumas redes para deitar depois de comer.

Goa Vegetariano

A comida é do tipo simples e natural com a maioria dos ingredientes orgânicos. Os pratos sempre são muito bem preparadinhos com nota 10 no quesito apresentação. Apesar do nome do restaurante fazer referência à Índia e dentro do salão conter uma estátua de Ganesha, o tempero não tem muitas características indianas.

O serviço é à la carte com preço único e tudo incluso (entrada, prato principal, sobremesa e bebida). O restaurante não abusa dos lácteos e dá bastante preferência aos veganos. O Goa, definitivamente, não é um lugar para se “ograr” ou “comer até morrer” como muita gente gosta. As refeições são bem equilibradas e leves, contextualizadas com o propósito e filosofia do lugar.

Começando pelas entradas, todos os dias são duas opções. Na maioria da vezes é uma saladinha bem leve ou algum caldo acompanhando por um pedacinho de pão, quase sempre tudo vegano, mas na dúvida o cardápio identifica as opções veganas com um (V) na frente. É possível pedir o repeteco (meia porção) da mesma entrada ou da outra opção. Eu, claro, sempre peço.

Goa Vegetariano - Entradas
Salada de bifum servida em cama de folhas verdes orgânicas ao molho de limão siciliano, sementes e gersal.
Goa Vegetariano - Entradas
Caldo de tomate com toque de leite de coco servido com pão integral orgânico Goa.
Salada de folhas verdes orgânicas servida com minimilho, tomate e azeitonas ao molho rosê.
Salada de folhas verdes orgânicas servida com minimilho, tomate e azeitonas ao molho rosê.
Goa Vegetariano - Entradas
Caldo de cenoura em cubinhos al dente com gengibre e linhaça dourada. Acompanha pão integral orgânico do Goa.
Goa Vegetariano - Entradas
Salada mix de folhas verdes orgânicas com rúcula, manga e nozes ao molho cremoso de hortelã.
Goa Vegetariano - Entradas
Caldo de abóbora japonesa com minimilho servido com pão integral orgânico do Goa.

 

Goa Vegetariano - Entradas
Salada mix de folhas verdes orgânicas com abacate e lascas de coco fresco ao molho vinagrete com folhas de coentro.

Os pratos principais são 3 opções por dia com dois deles sempre veganos. O esquema do repeteco é o mesmo, pode-se pedir mais uma meia porção do mesmo ou das outras opções. Os pratos são bem diversificados devido a filosofia do restaurante de utilizar orgânicos de produção local.

Bom, nem preciso falar que eu sempre aprovei tudo e repito quantas vezes me oferecem. De tudo o que eu comi, os destaques vão para: a feijoada, o falafel, o bobó de palmitobobó de couve-flor e o pastelão assado com recheio de antepasto de berinjela.

Goa Vegetariano - Pratos Principais
Feijoada vegana. Acompanha arroz integral, farofa de banana da terra, couve manteiga orgânica refogada, pimenta biquinho e lascas de laranja.
Goa Vegetariano - Pratos Principais
Falafel. Acompanha arroz integral ao creme de tofu com pepino e antepasto de berinjela.
Goa Vegetariano - Pratos Principais
Esfiha aberta de berinjela e soja servida com creme azedo e charuto de repolho com arroz temperado.
Goa Vegetariano - Pratos Principais
Bobó de palmito. Acompanha arroz integral com gergelim preto e chips de mandioquinha.
Goa Vegetariano - Pratos Principais
Pastelão assado com recheio de antepasto de berinjela servido com geléia picante de frutas e mousse de cenoura e alho-poró.
Goa Vegetariano - Pratos Principais
Torta de palmito e milho. Acompanha mix de arroz integral negro e couve de Bruxelas, cenoura e shimeji salteados no azeite de sálvia.
Vagem com proteína de soja guarnecida com arroz integral e chutney de abacaxi.
Vagem com proteína de soja guarnecida com arroz integral e chutney de abacaxi.
Bobó de couve-flor. Acompanha mix de arrozes vermelho e selvagem e acelga refogada ao alho.
Bobó de couve-flor. Acompanha mix de arrozes vermelho e selvagem e acelga refogada ao alho.

As sobremesas são duas opções por dia com uma delas vegana. Sempre achei todas maravilhosas e repetiria na certa, porém o repeteco não funciona mais aqui. 🙁

Goa Vegetariano - Sobremesas
Banana da terra com mousse de cacau e farofa de castanha de caju.
Goa Vegetariano - Sobremesas
Bolo de maçã com canela.
Goa Vegetariano - Sobremesas
Abacaxi ao forno com farofa de macadâmia, geléia de figo e calda de maracujá.
Maçã assada sobre farofa de castanhas.
Maçã assada sobre farofa de castanhas.

As bebidas são à vontade e inclusas no preço único, são em média 4 opções entre sucos e chás. Os sucos são sempre feitos com frutas combinadas (30% de água e 70% de fruta) e são deliciosos. O Goa não serve refrigerantes.

O serviço sempre me agradou, atendentes super rápidos e eficientes. O movimento é bem variado, já peguei o lugar super tranquilo mas de vez em quando rola uma filinha rápida, principalmente de final de semana. Ah, o lugar tem bicicletário e se você quer saber o que vai ter no dia dá pra olhar o cardápio no site.

O Goa é um lugar ímpar de São Paulo, um restaurante sofisticado que foge totalmente do estilo padrão vegetariano. Ideal pra quem curte uma comidinha gourmet super saudável.

Aberto: de terça a domingo e feriados.
Horário: de terça a sexta: 12:00 às 15:30. Sábado, domingo e feriado: das 12:00 às 16:30.
Endereço: Rua Cônego Eugênio Leite, 1152 – Pinheiros – Mapa aqui.
Serviço: à la carte.
Preço: de terça a sexta: R$ 29,90 + 10% de serviço. Sábado, domingo e feriado: R$ 39,90 + 10% de serviço.
Telefone: (11) 3031-0680

Mais informações: Site

Comentários

comentários

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *