RestaurantesVegano

Espaço Surya, comida vegana gourmet na Vila Mariana

Na semana passada fui almoçar e conhecer o Espaço Surya Brasil, um lindo e charmoso mini spa bem do ladinho do metrô Ana Rosa, na Vila Mariana. O lugar oferece vários serviços estéticos além de servir refeições veganas e orgânicas de primeira.

A Surya Brasil é uma marca internacional de cosméticos naturais e produtos para o bem-estar totalmente vegana, ou seja, além de não usarem nenhum ingrediente de origem animal, eles também não realizam testes. São shampoos, sabonetes, cremes, hidratantes, óleos, tintura para cabelo e etc, todos feitos com ingredientes naturais, sem toda aquela parafernália de químicos que vemos por aí. Mais legal ainda é que eles são formulados com base nos princípios da antiga ciência medicinal indiana, a Ayurveda.

Fui conhecer o Espaço Surya a convite do meu querido amigo Marcio que adorou a ideia do blog e me chamou para um almoço. Eu já tinha ouvido falar do espaço, mas até então não sabia que lá também era servido refeições. Pois é, demorei todo esse tempo para descobrir esse outro paraíso vegano do lado de casa.

O espaço fica em uma praça-rotatória bem tranquila, caminhando pelas ruas próximas já é possível sentir a agitação da cidade ficando pra trás. Ao entrar, o visitante é convidado a tocar o sino de boas vindas e a atravessar o caminho das pedras. Esse caminho é feito com quatro tipo de pedras diferentes que recebem um fluxo constante de água. O Marcio me explicou que cada pedra faz referência a um elemento do universo (ar, água, fogo e terra) e ao caminhar sobre elas você realiza uma massagem reflexológica nas solas dos pés atingindo níveis físicos e sutis do seu corpo.

Espaço Surya

O caminho das pedras o leva até os fundos onde fica um lindo jardim com algumas mesas espalhadas e o aconchegante quiosque zen no centro. Para quem gosta de almoçar e esquecer das horas, este é o lugar.

Espaço Surya

Embora pouca gente saiba, o espaço oferece refeições orgânicas e veganas de terça a sábado. Todo dia se tem uma opção de entrada, um prato principal e uma sobremesa. E não é preciso realizar algum outro serviço na casa não, é só chegar e dizer que veio para almoçar.

São servidos pratos e combinações sempre novas de acordo com a disponibilidade dos ingredientes orgânicos, na medida do possível alguns acabam sendo servidos de tempos em tempos, como o bobó de palmito e a feijoada. Lá não tem essa história de cardápio, é chegar e se deixar ser surpreendido pela criatividade do chef Inti Mendez

O Inti me disse que sua intenção é proporcionar para o visitante não só uma deliciosa refeição natural e saudável, mas sim uma experiência multissensorial completa que engloba toda a atmosfera de calma e tranquilidade do lugar. O processo começa desde a devida atenção no momento da escolha dos ingredientes se aprofundando até na intenção colocada na hora do preparo. A comida também é 100% integral, as farinhas usadas são feitas por lá em uma pequena máquina de moer grãos.

Então vamos aos pratos..

A entrada do dia foi um creme de mandioquinha com inhame e ervilha super saboroso e com gostinho de quero mais (um balde).

Espaço Surya
Creme de mandioquinha com inhame e ervilha.

O prato principal: arroz integral com gergelim preto, couve-flor crocante ao molho bechamel, shiitake com palmito pupunha e lentilha. Esse couve-flor estava de outro planeta de maravilhoso.

Espaço Surya
Arroz integral com gergelim preto, couve-flor crocante ao molho bechamel, shiitake com palmito pupunha e lentilha.

Espaço Surya

E para finalizar o banquete, a sobremesa: creme de framboesa com banana e raspas de laranja, acompanhado por um crocante pralinê (de castanha de caju). Desse também comeria uma bacia fácil.

Espaço Surya
Creme de framboesa com banana e raspas de laranja, acompanhado por um pralinê (de castanha de caju).

Aos fundos do jardim ainda se tem uma horta vertical que alimenta a cozinha com temperos fresquinhos e também uma lojinha de produtos naturais.

Espaço Surya

O serviço é maravilhoso, como o lugar está sempre tranquilo devida a pouca quantidade de mesas, o atendimento consegue ser bem calmo e atencioso. No dia da minha visita consegui até bater um bom papo com o Inti.

Espaço Surya

Uma outra novidade é que toda quarta e sábado rola uma feirinha de orgânicos por lá, começando as 10:00 e indo até as 16:00. Fica a dica para quem é da região.

E para finalizar gostaria de agradecer muito o convite do Marcio e também de toda a equipe do espaço que me recebeu tão carinhosamente bem. A Surya Brasil é uma marca que todo vegano admira não só devido a sua firme posição em relação aos direitos dos animais, mas também por provar para o mundo que é possível fabricar produtos de alto nível e totalmente livres de crueldade. A marca possui uma responsabilidade socio-ambiental e sustentável que toda empresa do ramo deveria se inspirar.

O Espaço Surya é mais um “portal” perdido (agora encontrado) nesse agitado mar de concreto.

Aberto: de terça-feira a sábado. Fechado de domingo e segunda-feira.
Horário: Almoço: 12:00 as 15:00. (É aconselhado que se ligue para fazer reserva.)
Endereço: Rua Fabrício Vampré, 232 – Vila Mariana – Mapa aqui.
Serviço: Prato do dia.
Preço: Almoço completo (entrada, prato principal e sobremesa): R$27,00 (terça a sexta) e R$30,00 (sábado).
Telefone: (11) 5084 2591 / (11) 5084 2582

Mais informações: https://www.facebook.com/espacosuryabrasil

Comentários

comentários

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *