RestaurantesVegano

DNA Vegan, o primeiro trailer vegano e sustentável do Brasil

O DNA Vegan é um trailer sustentável de comida vegana criado pelo chef Juliano Teixeira. O restaurante móvel nasceu em 2011 e desde então vem espalhando amor por onde passa. São hambúrgueres, lanches, salgados, pizzas, wraps, massas, tortas, bolos, brownies e muito mais, tudo preparado com muita paixão e dedicação.

Conheci o DNA Vegan através de um convite da Daniele, uma das irmãs do Juliano. Desde o momento em que li o email já achei a ideia de um “trailer de comida vegana com placa solar e movido a biodiesel” fantástica. Depois que dei uma fuçadinha no site e conheci toda a história, nossa, comecei a achar ainda mais incrível.

DNA Vegan - Trailer

Tudo começou com o desejo do Juliano de compartilhar seu talento gastronômico com o restante do mundo. Desde quando virou vegano, em 2007, ele passou a se dedicar intensamente à culinária e com a ajuda da Daniele e sua outra irmã Elisangela, começou a realizar pequenos encontros entre amigos e familiares. O reconhecimento foi tão rápido e gratificante que o projeto deu um salto quântico e se atualizou no trailer sustentável em 2011.

Equipe DNA Vegan.
Equipe DNA Vegan.

O DNA Vegan também segue uma filosofia de sustentabilidade inspiradora. Como disse anteriormente, o food truck é movido a biodiesel e toda a energia elétrica utilizada é gerada a partir das placas solares do teto. Além disso, fazem o possível para trabalhar com legumes e verduras orgânicas de pequenos produtores, evitam ao máximo o uso de plásticos e isopores, e por último, reciclam as embalagens e encaminham todo o lixo orgânico para compostagem.

Domingo passado rolou o Pátio Gastronômico Casa Verde na Zona Norte e fomos lá para conhecer o trailer, a equipe e, é claro, experimentar tudo.

Não conhecia a feirinha, achei bem simpática. Ela é formada por alguns food trucks e barracas de diversos tipos de comida em uma ruazinha, mas as opções veganas ficam só por conta do DNA Vegan mesmo. O cardápio deles não segue um padrão e varia de evento para evento. O trailer serve desde receitas típicas nacionais e internacionais como também uma boa junk food: salgados, hambúrgueres, pizzas, brownies e etc.

Começamos pela típica coxinha de jaca e um kibe de soja com gergelim e linhaça para abrir o apetite, ambos deliciosos. A coxinha de jaca é uma invenção Hare Krishna que virou febre vegana aqui em São Paulo e aparece no blog toda hora. Quem nunca provou, deveria se abrir à experiência urgente.

Coxinha de jaca verde.
Coxinha de jaca verde.
kibe de soja com gergelim e linhaça - DNA Vegan
Kibe de soja com gergelim e linhaça.

Depois foi a vez do Veggie Burguer. Ele é oferecido em dois sabores de hambúrguer, grão de bico e lentilha com especiarias. O lanche é feito no pão de hambúrguer Wickbold e acompanha: maionese, batata palha, patê de tomate seco e alface. Pedi o de grão de bico e fiquei querendo o de lentilha, mas não coube. O lanche é macio e super molhadinho, uma delícia.

Veggie Burguer - Pão de hamburguer Wickbold, hambúrguer de grão de bico, maionese especial, batata palha, patê de tomate seco e alface.
Veggie Burguer – Pão de hambúrguer Wickbold, hambúrguer de grão de bico, maionese especial, batata palha, patê de tomate seco e alface.

Em seguida experimentamos o Kebab/Shawarma, um lanche mais fininho feito no pão sírio Wickbold e acompanha: patê de grão de bico, pepino em conserva, carne de soja refogada com pimentão, berinjela e alface.

Kebab/Shawarma - Pão sírio Wickbold, patê de grão de bico, pepino em conserva, carne de soja refogada com pimentão, berinjela e alface.
Kebab/Shawarma – Pão sírio Wickbold, patê de grão de bico, pepino em conserva, carne de soja refogada com pimentão, berinjela e alface.

Pra terminar os salgados, foi a vez da torta de grão de bico. Super bem temperadinha e sem glúten. Comeria fácil uma assadeira inteira.

Torta de Grão de Bico.
Torta de Grão de Bico.

Os doces do dia: um maravilhoso brownie de cacau e amendoim com cobertura de chocolate e o palitão Choco Root’s.

Brownie de cacau amendoim e cobertura de chocolate.
Brownie de cacau e amendoim com cobertura de chocolate.
Choco Root's.
Choco Root’s.

Na maioria das vezes o trailer participa de feiras e eventos que absolutamente não fazem parte da rota dos vegetarianos e veganos. A Daniele me explicou que essa é uma estratégia de ativismo do DNA Vegan, o trailer sempre acaba se destacando e chamando atenção de um público que nunca teve contato com o veganismo.

O DNA Vegan e sua equipe é de Boituva, interior de SP, mas estão sempre viajando por aí e disponíveis para levar o vegmóvel para todo tipo de evento. Por onde passam, disseminam a filosofia do veganismo, de sustentabilidade e a paixão pela culinária. Quem se interessar e quiser levar o trailer até o seu evento, é só entrar em contato.

Deixo aqui o meu muito obrigado à equipe pelo convite e também por ter nos recebido com tanta simpatia. São histórias inspiradoras como esta que não deixam a gente perder a fé na humanidade. Desejo muito sucesso ao DNA Vegan. Que este trailer mágico movido a amor leve vocês e o veganismo pra todo canto do mundo.

Quem quiser saborear as delícias do trailer, fique atento à Agenda Vegana aqui do blog para saber onde eles estarão.

Email: contato@dnavegan.eco.br
Telefone: (11) 9 6645-2309, (15) 9 8125-2330

Mais informações: dnavegan.eco.br, página do Facebook

Comentários

comentários

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *