DeliveryServiços e Produtos

Chefs veganos trocam Rio por São Paulo e abrem novo negócio

Daniella Duarte & Daniel Simas
[Read the post in english!]

Os chefs cariocas Daniella Duarte e Daniel Simas mudaram-se recentemente para São Paulo e começaram a oferecer uma nova opção de refeições veganas na cidade. Apesar do sucesso da empresa Vegano Delivery no Rio, a dupla resolveu trocar de ares depois de terem se encantado com a força do movimento vegano paulistano. Eles já cozinham sob encomenda, oferecem delivery na região e também realizam todos os tipos de eventos. Tudo 100% vegano!

Daniella, além de cozinheira, é empresária e fotógrafa. Trabalhou muitos anos fotografando pratos de chefs pelo Brasil e mundo afora, mas há mais ou menos 4 anos, tornou-se vegana e passou a dedicar sua vida à culinária. Ela começou a cozinhar para amigos e conhecidos até que sentiu a confiança necessária para abrir um negócio. E assim surgiu o Vegano Delivery, no Rio. Um serviço de entrega de refeições que se iniciou em 2013 e funcionou até a recente mudança para São Paulo.

Na semana passada recebi um convite irrecusável da Dani para um almoço íntimo em sua nova casa aqui em São Paulo, na Santa Cecília. Olhem só, já estou virando sub-web-celebridade e nem sabia! Como não sou de negar uma boa comidinha vegana, vesti minha cara de pau e lá fui eu. Chegando no apartamento fui recebido pelo Daniel Simas, o chef-amigo-sócio-roommate da Daniella – que se tornou vegano recentemente – e que como ela mesmo me contou, é o rei do cupcake do Rio. Seus cupcakes foram eleitos pelo prêmio Rio Show de Gastronomia do Jornal O Globo como os melhores da cidade. Como o Daniel é um cozinheiro de mão cheia e amigo de longa data da Dani, ele também resolveu abraçar a ideia de se mudar para São Paulo e apostar nessa nova empreitada vegana.

Depois das devidas apresentações e alguns minutos de conversa, já me senti em casa. A Dani me contou que se tornou vegana depois de acidentalmente ter visto um vídeo na internet sobre matadouros e não precisou de mais de 2 minutos para sacar tudo e tomar a decisão. “No outro dia já acordei vegana e decidi nunca mais colaborar com a indústria da carne e derivados. O veganismo foi uma decisão óbvia, inevitável.”

A decisão de se mudar para São Paulo foi tomada depois dela ter participado de um dos grandes eventos veganos da cidade. Ela ficou em choque depois de ver a quantidade de pessoas interessadas pelo veganismo por aqui e não pensou duas vezes em transferir seu negócio pra cá. Largou tudo lá e chegou aqui movida pela vontade de fazer dar certo. É gente, São Paulo pode ter todos os seus problemas, mas é a capital vegana do país!

Depois de experimentar os pratos que estão logo aqui em baixo, defini a comida da Dani como “gourmet-caseira sem frescuras”. Nas palavras dela: “Queremos quebrar o conceito de que comidas sem carne, manteiga ou queijo são sem sabor. Trabalho com produtos que podem ser encontrados em qualquer mercado, mas dou meu toque especial com itens que, infelizmente, ainda não são tão facilmente encontrados no Brasil e que oferecem esse sabor diferenciado”. A Dani é super adepta a alguns ingredientes de marcas internacionais como a Tofutti, Tofurky, e Braggs, que muitos veganos amam!

E agora chegou a melhor parte, o almoço!

A entrada foi mix de legumes e verduras grelhados com linguiça Tofurky. Um prato super simples que temperado na medida certa e com os toques culinários da chef ficou sensacional.

Daniella Duarte - Mix de legumes grelhados e linguiça Tofurky
Mix de legumes grelhados e linguiça Tofurky.

O prato principal: batata rosti com cobertura de cream cheese Tofutti que apenas foi a melhor da minha vida. Aff, deliciosa! Comi lambendo os lábios! Eles duvidaram que comeria inteira, mas… não restou nenhuma migalha… rs.

Daniella Duarte - Batata rosti com cobertura de cream cheese Tofutti
Batata rosti com cobertura de cream cheese Tofutti.

Sobremesa é o ponto forte do Daniel. Foi ele quem preparou o magnífico sagu de coco com compota de manga. Di-vi-no! Ele acertou em cheio pois sou apaixonado pelo casamento manga&coco!

Daniella Duarte - Sagu de coco com compota de manga
Sagu de coco com compota de manga.

Voltando ao novo negócio, a ideia dos dois é oferecer um conceito super “open minded” aqui em São Paulo. O que eles querem mesmo é cozinhar e quebrar paradigmas e mitos sobre a culinária vegana. Já estão aceitando pedidos sob encomenda, realizam e prestam consultoria para festas, aniversários ou qualquer outro tipo de evento que queira abraçar a culinária vegana. O delivery, por enquanto, está acontecendo só para os bairros Santa Cecília e Higienópolis. Mas além disso, eles estão sempre abertos a ideias, parcerias e novas formas de negócio. É só entrar em contato e marcar um bate-papo.

Alguns pratos que já dá pra pedir: feijoada, paella, couscous, uma infinidade de sopas, massas e etc. Fora estes, ainda tem os grandes destaques: feijão preparado com tofu orgânico, o trio de arroz (integral, cateto vermelho e trigo) com azeite de ervas, o empadão de palmito pupunha, as almôndegas de soja com molho de tomate caseiro; além da batata rosti, feita com queijo vegano Daiya; e o bobó de cogumelos, servido com arroz branco e farofinha de alho e ervas. As sobremesas também não ficam de fora. Dá pra pedir bolos e os famosos cupcakes do Daniel (chocolate, laranja com alecrim, milho com goiabada e coco com recheio de abacaxi).

Para realizar as encomendas é só entrar em contato pelo e-mail e decidir com eles como será o seu pedido! Lá não é nada padronizado e eles vão fazer o máximo para agradar o seu paladar.

E para finalizar… Dani & Dani, muuuito obrigado pelo convite e por terem me recebido tão bem! Não foi difícil perceber, mas amei demais tudo o que vocês preparam com tanto carinho. Tenho certeza que vocês vão fazer um super sucesso aqui em São Paulo.

Taí gente, mais uma linda opção de comida vegana de primeiríssima!

Aberto: todos os dias da semana
Preço: R$30,00 a porção individual
Pedido mínimo para pratos: 4 porções
Delivery: bairros Santa Cecília e Higienópolis
Mais informações e pedidos: veganodelivery@gmail.com

Aqui vão mais algumas fotinhas das delícias dos chefs:

Daniella Duarte - Nhoque ao Pomodoro cheio de manjericão.
Nhoque ao Pomodoro cheio de manjericão.
Daniella Duarte - Paella vegana
Paella vegana.
Daniella Duarte - Mini-kafta de lentilha e molho tahine
Mini-kafta de lentilha e molho tahine.
Daniella Duarte - Feijoada Vegana
Arroz branco, farofinha de alho e ervas, couve refogada e feijão preto com tofu orgânico defumado.
Daniella Duarte - Curry de lentilha com berinjela e tomates assados
Curry de lentilha com berinjela e tomates assados.
Daniella Duarte - Feijão Tropeiro
Feijão tropeiro.
Daniella Duarte - Empanado de abóbora japonesa e jiló
Empanado de abóbora japonesa e jiló.
Daniella Duarte - Brownie vegano
Brownie vegano.
Daniella Duarte - Trio de bolinhos veganos de chocolate com morangos e framboesas frescas
Trio de bolinhos veganos de chocolate com morangos e framboesas frescas.
Daniella Duarte - Bolinhos de chocolate.
Bolinhos de chocolate.

Comentários

comentários

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *