Bares e LanchonetesPizzariaRestaurantesVegano

Asseama, a pizzaria e lanchonete vegana mais famosa da Zona Norte

Restaurante Asseama - Abertura

O Asseama (Associação Espírita Amigos dos Animais) é um restaurante, lanchonete, pizzaria e empório 100% vegano localizado no bairro Parque Vitória, próximo ao metrô Tucuruvi, Zona Norte de São Paulo. O espaço funciona desde 2012 e faz parte de um projeto bem maior que relaciona a filosofia do veganismo com o espiritismo Kardecista. Aberto às sextas e sábados, o restaurante é um dos pontos veganos mais conhecidos da cidade devido a sua dedicação à causa animal e, é claro, a sua gigantesca variedade de opções em seu cardápio.

Conheci o Restaurante Asseama em um dos primeiros Encontros Veganos da cidade. No dia, peguei um folheto explicativo junto com um fabuloso pedaço de pizza na barraca deles. Tenho que confessar que demorei mais de anos para fazer uma visita pessoalmente ao local simplesmente pelo fato de morar muito longe. Mas, quando fui pela primeira vez, me arrependi de ter demorado tanto para conhecer este paraíso vegano da Zona Norte.

O restaurante faz parte do Centro Espírita Asseama, um projeto lindo e bem maior que inclusive, tem sua sede a meio quarteirão dali. Este centro faz um trabalho único de conscientização sobre a espiritualidade dos animais, focando todas as suas energias na expansão e disseminação da filosofia do veganismo aliada à doutrina espírita. O centro oferece passes gratuitos a animais doentes e todo o apoio a seus donos que buscam um conforto para além do mundo material. O centro também possui uma pequena lanchonete vegana filial ao restaurante que funciona durante as suas atividades. Tanto a lanchonete quanto o restaurante são mantidos pelos voluntários e a renda arrecadada é totalmente revertida para manutenção do centro.

O restaurante fica na

Restaurante Asseama

Restaurante Asseama

Restaurante Asseama

Restaurante Asseama

Restaurante Asseama

Restaurante Asseama

O cardápio é completíssimo e faz jus ao título de “um dos paraísos veganos de São Paulo”. A comida tem uma pegada super caseira e de longe da pra ver que é feita com o maior carinho. Lá você consegue tanto comer um junkie food dos bons ou também algo mais leve como sopas e saladinhas. Tem de tudo um pouco: pizzas, sanduíches, salgados, porções, sopas, caldos, saladas, refeições, sobremesas e muito mais. A equipe da cozinha está constantemente renovando o cardápio e trazendo muitas novidades. E os preços também são sempre bem justos.

O carro chefe da casa são as maravilhosas pizzas, seguidas pelos sanduíches super caprichados. Pra quem curti, a pizza de lá é aquela com a massa um pouco mais grossinha. Como visitei o lugar somente duas vezes, ainda não consegui provar tudo. Então acabei pegando dicas com alguns amigos e faço aqui uma listinha de destaques: pizza de abobrinha, de calabresa vegetal, de rúcula com tomate seco, caprese, caipira, sopa de cevadinha, fritas com queijo vegano, burguer de quinoa, burguer de grão-de-bico, beirute, feijoada, wrap crudívoro, quiche de palmito, coxinha e bolo de chocolate com calda. UFA! É sugestão que não acaba mais! <3

Vale lembrar também que a pizza sabor “Brasil” (escarola puxada no azeite, manga, pesto no manjericão, castanhas torradas e cream cheese) ganhou o concurso da melhor pizza vegana de São Paulo realizada pelo SPVEG. Tô louco pra experimentar! :O

Restaurante Asseama - Pizza
Pizza de abobrinha e bacon.
Restaurante Asseama - Pizza
Pizza de abobrinha e bacon.
Restaurante Asseama - Hamburguer
Hambúrguer de Quinoa (hambúrguer de quinoa, queijo vegetal muçarela, alface, tomate e vegarela).
Restaurante Asseama - Hamburguer
Hambúrguer de Quinoa (hambúrguer de quinoa, queijo vegetal muçarela, alface, tomate e vegarela).
Restaurante Asseama - Beirute
Beirute (presunto Goshen, abacaxi grelhado com ervas, cream cheese e alface).
Restaurante Asseama - Salgados
Kibe de pts, coxinha de pts, rolinho de alho poró e travesseirinho de palmito e calabresa.

As sobremesas também são deliciosas, vários sabores de pizzas doces (brigadeiro, banana, brigadeiro com pêssegos em calda ou salada de frutas), sorvetes, bolos, além de outras opções “do dia”. Ah, e também dá pra caçar algum doce ou sorvete lá do empório! 😉

Restaurante Asseama - Pizza Doce
Pizza de brigadeiro com sorvete de chocolate.
Restaurante Asseama - Bolo de chocolate
Pão de mel vegano.

Nas minhas duas visitas, o local estava bem tranquilo e fui atendido super rápido. Os atendentes são todos pura simpatia e te fazem se sentir realmente em casa.

O restaurante só abre às sextas e sábados, das 18hs às 23hs. Eles também costumam realizar eventos como bazares, feiras, cardápios para encomenda e almoços especiais próximos a datas comemorativas para aumentar a arrecadação de fundos que são sempre destinados ao projeto e a ONGS parceiras. A melhor forma de ficar sabendo é segui-los no Facebook!

O Asseama é um projeto único na cidade que sempre muito contribuiu com a expansão e conscientização do veganismo no Brasil desde a sua abertura, em 2009. Admiro muito toda a dedicação e engajamento dos voluntários em fazer sempre o possível para continuar a manter tudo funcionando da melhor forma. O restaurante, é sem dúvida, um dos melhores da cidade não só pelo delicioso clima caseiro, pela qualidade e diversidade de opções, mas também por conseguir alinhar de forma tão eficiente a gastronomia vegana com a conscientização da causa animal.

E exatamente por todos estes aspectos, vale a pena atravessar a cidade para prestigiar e colaborar com este lindo trabalho e, é claro, se acabar nas delícias veganas! 🙂

Aberto: de sexta e sábado.
Horário: das 18:00 às 23:00.
Endereço: Av. Cmte. Antônio Paiva Sampaio, 122 – Parque Vitória, São Paulo/SP – Mapa Aqui.
Serviço: à la carte.
Preço: entre R$3,50 e R$80,00.
Telefone: (11) 2201-2405

Facebook:
facebook.com/RestauranteAsseama/

Comentários

comentários

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *