Receitas

Aprenda a fazer uma deliciosa quiche de cogumelos vegana

Quiche de cogumelos vegana - Tempero Alternativo

Vamos e convenhamos, não dá para resistir a uma boa fatia de quiche né!? Versáteis e atraentes, são adequadas para várias ocasiões. Desde aquela festa especial com familiares e amigos, até aquelas refeições rápidas no meio da semana, em que você só tem tempo para esquentar um pedaço e comer. Pode até ser que demore um pouquinho para fazer, mas a quantidade que rende é generosa e no final das contas vale a pena.

No meu blog Tempero Alternativo, já publiquei uma receita de quiche de espinafre com tomate seco (receita aqui), com massa sem glúten e vegana. Desta vez fiz uma de cogumelos com uma massa diferente e ficou MA-RA-VI-LHO-SA! Sou suspeito para falar porque amo cogumelos, para mim tudo que leva cogumelos fresco é maravilhoso hahaha.

Teoricamente eu não poderia chamar de quiche porque não leva ovos, porém ela fica com uma aparência muito parecida. No lugar deles utilizo tofu bem temperado, neste caso usei sal, pimenta do reino, cebola, cebolinha e cúrcuma. Este último deixa o recheio bem amarelinho e bonito, como as quiches tradicionais.

A massa é 100% integral, leva apenas farinha de trigo integral, farinha de aveia, azeite, água e sal. Basta misturar tudo e forrar a fôrma. Já o recheio, além de não ser gorduroso e pesado como a quiche tradicional, leva basicamente tofu, cogumelos champignon e temperos, tudo cozido numa mesma panela para não fazer muita sujeira na cozinha. Depois é só rechear a quiche e assar, simples assim.

Quiche de cogumelos vegana - Tempero Alternativo

Você vai precisar…

para a massa:
– Farinha de trigo integral – 1 xícara (165 g)
– Farinha de aveia – 1/2 xícara (60 g)
– Azeite de oliva – 1/3 xícara (80 ml)
– Água – 1/4 xícara (60 ml)
– Sal – 1 colher de chá (5 g)

para o recheio:
– Tofu macio esfarelado – 2 1/2 xícaras (500 g)
– Cogumelos champignon fresco – 1 bandeja (200 g)
– Cebola – 1 média (150 g)
– Cebolinha picada – 1/3 xícara – (35 g)
– Azeite de oliva – 1 colher de sopa (15 ml)
– Sal – 1 colher de chá (5 g)
– Cúrcuma em pó – 1/4 colher de chá (opcional, serve para dar cor)
– Pimenta do reino – a gosto (opcional)
– Limão – algumas gotas de sumo (opcional, serve para não oxidar os cogumelos)

Como fazer…

1- Comece preparando a massa. Coloque todos os ingredientes em um recipiente e amasse até obter uma farofa grossa, a textura lembrará areia úmida.

2- Transfira a massa para uma fôrma com fundo removível, usei uma de quiche com 23 cm de diâmetro. Espalhe com as pontas dos dedos apertando bem até formar uma camada uniforme no fundo e na lateral. Reserve.

3- Prepare o recheio. Descasque a cebola e corte em cubinhos.

4- Aqueça o azeite em uma panela grande e adicione a cebola. Refogue até murchar e ficar translúcida.

5- Adicione o tofu, a cebolinha, o sal, a cúrcuma e a pimenta do reino. Cozinhe por cerca de 5 minutos.

6- Transfira o tofu temperado para o liquidificador e bata até ficar homogêneo. Você pode bater bastante até ficar cremoso, ou deixar com uma textura mais granulada como o meu.

7- Limpe os cogumelos utilizando papel toalha ou um pano de prato úmido. Não lave em água corrente porque eles absorvem muita água e perdem o sabor. Corte em pedaços e pingue algumas gotas de sumo de limão. Transfira para a mesma panela do refogado.

8- Adicione o tofu temperado e misture. Leve ao fogo médio e cozinhe até os cogumelos diminuírem de tamanho e a maior parte da água ter evaporado. Lembre-se, o recheio não pode estar muito aguado, caso contrário a massa não irá assar direito. Se estiver, escorra o excesso de líquido utilizando uma peneira.

9- Preaqueça o forno a 180 ºC.

10- Despeje o recheio sobre a massa e nivele usando as costas de uma colher.

11- Leve ao forno preaquecido por cerca de 30 minutos, ou até as bordas da quiche estiverem douradas e o recheio firme.

12- Desenforme e sirva ainda quente.

Rendimento: 8 pedaços

Quiche de cogumelos vegana - Tempero Alternativo

Comentários

comentários

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *