Doces e afinsReceitas

Aprenda a fazer Reese’s vegano, a tortinha de chocolate com pasta de amendoim

Para este primeiro post da categoria RECEITAS escolhi fazer uma das sobremesas mais gostosas que experimentei ultimamente: Reese’s vegano, a famosa tortinha de chocolate com pasta de amendoim. Um doce absurdamente saboroso que deixa qualquer um de queixo caído.

Desde quando comecei o projeto, venho recebendo emails com várias sugestões para melhorá-lo. Um pedido constante sempre foi a inclusão de receitas. No começo achei que não cabia pois a intenção inicial era somente mapear os estabelecimentos com opções veganas. Mas, como vocês sabem, um projeto vivo está sempre em metamorfose e com mais de um ano de RotaVEG, começo a acreditar que a inclusão de receitas seria um plus que tem tudo a ver.

Depois de virar vegano, minhas experiências gastronômicos na cozinha aumentaram exponencialmente. Aprendi muitas coisas em alguns cursos de culinária por aí e ultimamente toda semana acabo elegendo uma receita diferente para fazer, principalmente doces… rs. Quase sempre são receitas super fáceis e que me surpreendem no final. Mas foi só quando resolvi fazer esta versão do Reese’s vegano e quase matar os amigos de prazer é que tive a certeza que deveria começar a compartilhar também essa outra “rota” vegana que acontece na minha cozinha.

As receitas que postarei serão super caseiras com produções amadoras, pois ainda não tenho uma cozinha de Ana Maria Braga em casa. Mas enfim, no começo o que vale é conseguir transmitir a receita e se caso for dando certo a gente vai investindo, né?

Mas então vamos à ela…

A combinação “pasta de amendoim e chocolate” é um dos melhores casamentos do mundo gastronômico sem dúvida alguma. Quando vi esta receita na internet fiquei babando na tela e já fui atrás dos ingredientes. Apesar de nunca ter comido um Reese’s original, sem dúvida esta versão vegana fica muuuito mais saborosa.

Pra quem não conhece, Reese’s é o nome de uma mini tortinha feita basicamente de chocolate e pasta de amendoim. Famoso em quase todo o mundo, a marca nasceu nos EUA em 1928 e foi criada por um ex-funcionário da Hershey’s, marca a qual pertence hoje o produto. Ela só chegou no Brasil em meados de 2013, mas infelizmente a sua receita original leva leite. Como não existe nada impossível para a culinária vegana, já surgiram mil variações caseiras com chocolate meio amargo derretido, com manteiga de cacau, com açúcar, adoçante e etc. A que eu escolhi fazer tem a base de óleo de coco, um óleo super fácil de encontrar e também um dos mais saudáveis pra se usar.

Acabei pegando esta receita de um blog gringo (goodnessisgorgeous.co.uk) e só alterei a forma de adoçar. Na receita original eles utilizaram adoçante artificial, mas como estou em uma onda de evitar químicas e coisas muito industrializadas, preferi fazer com melado de cana mesmo. Tudo bem que não dá pra falar que é sem açúcar, mas né, o melado já é infinitamente menos prejudicial à saúde.

INGREDIENTES:

– 1/3  copo de cacau em pó puro (sem açúcar)

– 1/2 copo de óleo de coco

– 4 colheres de sopa de melado de cana

– 6 colheres de sopa de pasta de amendoim (sem açúcar)

– 6 forminhas de tortinha (em média, vai depender do tamanho e profundidade)

Receita Reese's Vegano 1

MODO DE FAZER:

1 – Derreta o óleo de coco em banho-maria ou em fogo bem baixo. Ele derrete muito rápido e não é preciso deixar ferver. Esta etapa consiste apenas em passar o óleo de coco do seu estado sólido para o líquido. Em dias quentes talvez nem seja preciso levar ao fogo pois ele já estará naturalmente em seu estado líquido.

2 – Com o óleo de coco em sua forma líquida, retire-o do banho-maria ou desligue o fogo. Acrescente o cacau em pó e o melado de cana. Mexa até virar uma mistura homogênea. O melado não se mistura instantaneamente, mas após poucas mexidas ele irá se dissolver por igual.

3 – Para fazer a primeira etapa do doce, pegue esta mistura e preencha somente o fundo das forminhas. Leve diretamente para o congelador. O óleo de coco endurece quase que instantaneamente, em 5 minutos esta primeira camada já estará pronta para receber a segunda. Lembre-se que a última camada também será feita por esta mistura, então utilize exatamente a metade nesta etapa.

Receita Reese's Vegano 2

4 – Agora é a vez da pasta de amendoim. Acrescente uma colher em cima de cada um e espalhe por igual. Leve novamente ao congelador. A pasta de amendoim já não se solidifica tão rápido, então é necessário deixar pelo menos uns 20 minutos antes de acrescentar a última camada.

Receita Reese's Vegano 3

4 – A última etapa é uma repetição da primeira. Cubra todas as tortinhas com o restante da mistura do óleo de coco e leve de volta ao congelador. Antes de fazer esta etapa, certifique-se de que a pasta de amendoim esteja pelo menos um pouco enrijecida, pois caso contrário ela irá se misturar com esta última camada.

Receita Reese's Vegano 4

Pronto! Agora é só esperar mais 5 minutos para a última camada endurecer e já dá pra desenformar! A última dica é manter as tortinhas na geladeira, pois o óleo de coco e a pasta de amendoim derretem bem rápido.

Receita Reese's Vegano 7

A camada de chocolate fica super crocante e derrete na boca instantaneamente, só experimentando pra saber o quão fabuloso fica.

Tái um doce vegano maravilhoso. Super prático de fazer, sem conservantes, sem refinados, sem glúten e absurdamente saboroso! Uma sobremesa para deixar qualquer um convencido de que doce vegano não fica atrás de nenhum outro.

Aguardem a próxima! 😉

Comentários

comentários

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *