Serviços e Produtos

A Naturalista, o salão natural com atendimento para veganos

A Naturalista é um salão de beleza localizado na rua Dr. Alberto Seabra, na Vila Madalena. O espaço é uma alternativa aos salões e serviços tradicionais por oferecer um atendimento individualizado, atencioso e de alta qualidade. Com a maioria dos seus produtos naturais e orgânicos, o salão oferece a possibilidade do cliente optar pelo uso de produtos totalmente veganos em seus procedimentos.

Há algumas semanas recebi um convite da proprietária e cabeleireira Simone Prado para conhecer o seu pequeno salão lá na Vila Madalena. Logo que li e compreendi a proposta do lugar, já comecei a achar tudo muito interessante. Minha dúvida no início era em perder um pouco o foco gastronômico do projeto, mas há algum tempo já vinha pensando em começar a abordar outros temas pertinentes ao consumo vegano, como produtos e serviços em geral. Resolvi então aproveitar o convite da Simone para estrear esta nova categoria no blog.

O salão fica próximo à rua Cerro Corá, a continuação da rua Heitor Penteado. Para chegar fui até o metrô Vila Madalena e peguei um ônibus, em 15 minutos já estava lá. Depois de ser muito bem recepcionado, a Simone me apresentou o espaço e contou um pouquinho de como tudo começou.

A Simone é designer de formação, trabalhou bastante tempo com ilustração para projetos infantis e depois de alguns anos resolveu também se aprofundar em outra área que sempre gostou muito, a da beleza. A aptidão para a profissão se desenvolveu muito naturalmente ao longo dos anos, quando a Simone cortava e tratava os cabelos de familiares e amigos. A ideia de abrir um salão surgiu com o apoio e incentivo de todos os seus clientes que sempre adoravam e elogiavam o seu trabalho. E foi assim que tudo começou, a Simone idealizou e abriu um espaço exatamente do seu jeito.

A proposta do A Naturalista é oferecer um ambiente e um serviço bem diferente de um salão comum. Um espaço pequeno, muito aconchegante e com atendimento individual. Não tem aquele clima de salão, não tem bagunça, barulho de secador, é muito calmo, silencioso, música baixinha e relaxante. Revistas de fofoca são proibidas, lá só entra revistas de história, ciências, sustentabilidade e, claro, a Vegetarianos.

A Naturalista

A Naturalista

A Naturalista

Um dos principais diferenciais do salão é a consciência ecológica. Os produtos usados são os mais naturais possíveis sempre se pensando no impacto ambiental e também no nosso corpo.

“Acreditamos que é perfeitamente possível ficar bonita utilizando produtos que não sejam nocivos, tanto ao consumidor quanto ao meio ambiente. Assim, procuramos utilizar produtos que não contenham sulfatos, parabenos, silicones, óleos minerais, ftalatos, corantes, BHT. Damos preferência a colorações naturais, como henna. Sempre que possível, preferimos produtos veganos e orgânicos. E sendo coerentes, utilizamos sempre produtos cruelty free (não testados em animais), e que respeitem a natureza e os seres vivos.”

O salão também não faz progressivas, alisamentos e outras químicas agressivas. Amônia e formol (que exalam gases tóxicos) não passam nem perto.

A Naturalista 6

A Naturalista 5

As colorações são feitas com henna (que também são veganas e não possuem chumbo, hoje disponíveis em 18 cores) ou com a linha So Pure da Keune, linha “saudável” da marca holandesa. Nesta linha, as colorações não contém amônia, parabenos nem PPD (o maior vilão das alergias a colorações), e têm em sua composição grande concentração de extratos vegetais que ajudam a tratar os fios.

Além disso, a Simone é super aberta a sugestões e também caso você queira questionar algum produto. Apesar da grande maioria deles já serem veganos, se você diz que é vegano ela exclui dos seus procedimentos todos os produtos que contém ingredientes de origem animal (cera de abelha, mel, etc). Se você quiser ler os rótulos também não tem problema algum, dá pra fazer isso sem ficar com vergonha. Algumas marcas utilizadas: Keune So Pure, Surya Brasil, Weleda e Soapness.

O foco do salão é o atendimento para o público feminino, mas antes mesmo de saber se ela me atenderia já me ofereci para cortar. No início acontece quase que uma sessão de terapia sobre você e seu cabelo. A Simone tem o cuidado de te ouvir contar a história dos seus cortes, dos procedimentos que você já fez, dos seus traumas capilares, informações médicas (alergias, gestantes), o que você gosta, o que não gosta e por aí vai. Sua formação em design facilita muito a compreensão no brainstorm inicial sobre o corte que você vai fazer. E diferente de salões onde o tempo é cronometrado, lá esta longa conversa inicial é essencial.

A Naturalista

Nem preciso dizer que curti demais todo o conceito do espaço. Durante o corte ainda rolou um super papo-cabeça sobre assuntos que eu jamais esperava conversar em um salão. Apesar de não ter realizado outros procedimentos no meu cabelo além de um corte básico, imagino que exista muita gente por aí cansada de ser atendida em 15 minutos e ainda nem saber quais produtos estão sendo usados.

A experiência foi única e super agradável, nunca tinha me sentido tão bem em um salão. A Simone tem uma energia super gostosa e consegue transformar a sua ida ao cabeleireiro em um momento leve, relaxante e revigorante.

Simone, muito obrigado pelo convite, pelo corte e pelo papo delicioso. Parabéns pela iniciativa e com certeza voltarei sempre! 😉

Aberto: de segunda a sábado.
Horário: atendimento com horário marcado.
Endereço: Rua Dr. Alberto Seabra, 844 – Vila Madalena – Mapa aqui.
Telefone: (11) 2857-5650

Mais informações:
http://www.anaturalista.com.br/

Comentários

comentários

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *