Receitas

A exótica Cheesecake vegana de figos e laranja

Cheescake de figo e laranja - RotaVEG
[Read the post in english!]

Esta semana resolvi voltar a alimentar a categoria receitas e a escolhida da vez foi uma surpreendente torta Cheesecake vegana de figos e laranja. A receita é meio trabalhosa por conter muitos ingredientes e exigir o preparo prévio de alguns, mas é de super fácil execução e fica DI-VI-NA. Com certeza o mais elaborado doce que já fiz na minha vida!

A receita veio do site gringo Live Love Eat Raw!. Como já comentei, ultimamente tenho curtido fazer umas receitas veganas bem diferentes sem glúten, açúcar e farinha branca. Quando vi a foto desse Cheesecake quase chorei de tão bonito. Na hora já anotei tudo e no final de semana fui comprar os ingredientes na zona cerealista (fica bem mais barato… rs.).

Estas receitas são bem diferentes das convencionais e ainda sofrem muita resistência por utilizarem alguns ingredientes mais caros. Claro que não são doces que se dá pra fazer toda semana, mas né, algumas vezes na vida vale a pena.

Assim como na receita anterior, mudei a forma de adoçar. Troquei o “rice malt syrup”, que na verdade nem sei se tem no Brasil, pelo xarope de ágave. O xarope de ágave é um adoçante natural extraído de plantas que se assemelham aos cactos (pela forma e habitat) e ao aloe vera (pela suculência). O seu maior poder adoçante e menor índice glicêmico fazem dele um dos queridinhos da vez, junto com o açúcar de coco e alguns outros syrups.

Como disse no começo, a receita possui 4 fases, mas todas de fácil execução. A base da massa é de castanha de caju (riqueza), mas taí uma possibilidade para doces raw que eu nunca vi ninguém fazer no Brasil. Com essa base dá pra inventar vários sabores…

Então vamos à ela…

BASE
– 2 xícaras de amêndoas;
– 2 figos;
– 2 colheres de sopa de cacau em pó;
– 3 colheres de sopa de xarope de ágave;
– 1 colher de sopa de chia;
– 1 pitada de sal do Himalaia.

RECHEIO
– 2 xícaras de castanhas de caju (previamente hidratadas por 8 horas);
– 1 xícara de lascas de coco;
– 1/2 xícara de xarope de ágave;
– 1/4 xícara de óleo de coco;
– 1/2 xícara de suco de laranja;
– 1/4 xícara de água de coco;
– Raspas de 1/2 laranja média;
– 2 colheres de chá de cúrcuma em pó;
– 4 figos;

COBERTURA
– 1/3 xícara de óleo de coco (líquido);
– 1/4 xícara de ágave;
– 1/4 xícara de cacau em pó.

DECORAÇÃO
– 2 figos (ou quantos preferir);
– Pistaches.

Ingredientes - Fig-Orange Cheescake - RotaVEG
Ingredientes BASE.
Ingredientes - Fig-Orange Cheescake - RotaVEG
Ingredientes RECHEIO.
Ingredientes - Fig-Orange Cheescake - RotaVEG
Ingredientes COBERTURA e DECORAÇÃO.

MODO DE PREPARO

1) Base
A primeira etapa é formar a massa que vai ser a base da torta. Para isso, triture as amêndoas no liquidificador ou processador até obter uma farinha. Depois triture os figos para que possam ser misturados à farinha de amêndoas. Acrescente a chia, o cacau em pó, a pitadinha de sal do Himalaia e o xarope de ágave. Disponha a mistura sobre uma forma redonda para Cheesecake ou o recipiente que escolher, garantindo que possa desenformar a torta depois. Reserve.

2) Recheio
Para esta etapa, você precisa ter deixado as castanhas de caju de molho em água durante 8 horas. Dá pra fazer com menos, mas a receita diz uma noite. De resto basicamente é só bater ou processar todos os ingredientes até que se obtenha uma consistência de creme. Leva alguns minutos, mas é ridículo de fácil.

Bata as castanhas de caju com o suco de laranja e a água de coco. Adicione os figos, as lascas de coco e as raspas de laranja. Acrescente o óleo de coco, a cúrcuma em pó e o xarope de ágave. Espalhe o recheio sobre a base de maneira uniforme. Mantenha no freezer por no mínimo 8 horas.

3) Cobertura
Aqui, você vai precisar do óleo de coco no estado líquido. Para isso, derreta-o em banho-maria ou em fogo baixo. Só aproxime a panela da chama para não ferver ou aquecer demais. Acrescente o cacau em pó e mexa até ficar homogêneo. Faça o mesmo com o xarope de ágave. E pronto, despeje a cobertura sobre o recheio. Ela vai se solidificar quase que imediatamente!

4) Decoração
Ufa, e finalmente a última etapa. Utilize os figos e pistaches para decorar o seu doce da maneira que bem entender.

Uma dica que na minha opinião vale ouro é saber que você precisa começar o doce pelo menos 1 dia antes do dia em que pretende servi-lo. Precisa hidratar bem as castanhas de caju e deixar o recheio e a base refrigerados por no mínimo 8 horas. É eu sei, parece uma eternidade, mas juro que vale esperar. Não seja afobado!

Base - Cheescake de figo e laranja - RotaVEG
BASE na forma.
Ingredientes - Cheescake de figo e laranja - RotaVEG
RECHEIO na forma.

E prontinho! :O

Cheescake de figo e laranja - RotaVEG

Esta torta é maravilhosa! Já elegi ela para fazer no dia do meu aniversário. Um doce super suave, exótico e de uma cremosidade inexplicável. A combinação do gostinho cítrico da laranja, com o figo e a casquinha dura de chocolate… meu Deus!

Uma receita pra você chocar a família e deixar no chinelo aquela sua tia que fez uma bacia de gelatina multicolorida (com leite condensado) achando que estava arrasando. Hahahah.

E fica tão linda que da até dó de comer… mas, comi! 🙂

Comentários

comentários

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *