Eventos Passados

Confira o que rolou no 6º Festival da Cozinha Vegetariana

Nos dias 4, 5, 6 e 7 aconteceu durante a feira Naturaltech o 6º Festival da Cozinha Vegetariana, no Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera em São Paulo.

Durante esses 4 dias de feira, cozinheiros e profissionais da área da nutrição ensinaram algumas receitas e debateram diversos temas relacionados a alimentação vegetariana. Organizado pela SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), o evento também recebeu o apoio de diversas marcas que disponibilizaram seus produtos para serem usados nas receitas dos chefs.

Consegui acompanhar 2 dias do festival, quinta-feira e sábado. Na quinta devido ao caos da cidade assisti somente a apresentação do Biel Baum Bittencourt, o chef de culinária vegana mais novo do país. O Gabriel é um menino inspirador, além de cozinhar desde os 8 anos, ele também já é um super empreendedor social. Pra quem não conhece vale a pena dar uma conferida em alguns dos seus projetos como o “Buscamos o Paraíso” e o “Escola com Asas”.

No festival, o Gabriel ensinou a fazer uma salada de quinoa e também um hambúrguer de quinoa. A salada foi feita deixando a quinoa de molho de um dia para o outro e acrescentando tomate, cenoura e alho-poró. O hambúrguer foi feito com uma massa pronta da Manioc. Essa marca ficou famosa entre os veganos por ter lançado o Mandiokejo e agora que conquistou espaço no mercado está com novos lançamentos.

Festival da Cozinha Vegetariana 1

Festival da Cozinha Vegetariana 2
Salada de quinoa com cenoura, tomate e alho-poró.

O hambúrguer de quinoa foi servido junto com um pedaço de berinjela em conserva da marca Armazém Sustentável, uma delícia!

Festival da Cozinha Vegetariana 3

No Sábado consegui assistir 3 apresentações: o Flávio Giusti do VegetariRANGO, a talentosíssima Nathalia Chubby Vegan e o chef Daniel Biron.

 A receita do Flávio foi um cheesecake vegano batizado de “Cheesecake Ostentação”. O nome surgiu devido ao alto preço dos ingredientes da marca Tofutti usados na receita. A Tofutti é uma marca estrangeira de produtos veganos à base de soja que chegou no Brasil a pouco tempo. Apensar do preço salgado e da ainda dificuldade de se encontrar os seus produtos, a Tofutti é com certeza a empresa que mais se aproximou de soluções veganas fiéis para a substituição dos produtos lácteos. Todos os produtos que provei até hoje achei incrivelmente parecidos tanto no sabor quanto na textura.

A base do cheesecake foi feita de bolachas de maisena. Depois de trituradas, a “farinha” de bolacha foi misturada com margarina até formar uma massa consistente. A camada superior foi feita se utilizando 6 potes de “Cream Cheese” e 2 “Sour Supreme” (creme de leite vegano). Depois de quase destruir a cozinha, o Flávio finalizou o cheesecake com uma cobertura de geleia e algumas outras frutinhas para decorar.

Festival da Cozinha Vegetariana 5

Festival da Cozinha Vegetariana 6

A textura e o sabor ficaram idênticos ao cheesecake não vegano, incrível.

Festival da Cozinha Vegetariana 7
“Cheesecake Ostentação”

 Logo depois da bagunça do Flávio a Nathalia assumiu a cozinha para fazer um Mousse de Chocolate.

A Chubby Vegan contou que sua vida de chef vegana começou há alguns anos depois de ver o filme Julie & Julia. O filme conta a história de uma jovem frustrada com a vida que resolve criar um blog de culinária e postar 524 receitas em um ano. Como a Nathalia já era apaixonada por cozinhar, ela teve a grande ideia de fazer o mesmo só que na versão vegana. Depois de algum tempo o blog começou a ficar famoso, a Nathalia começou a estudar gastronomia e daí pra frente foi só sucesso. Hoje a Chubby Vegan é com certeza uma das melhores e mais conhecidas chefs de culinária vegana do país.

A receita começou com uma calda feita de água, açúcar, ágar-ágar e folhas de hortelã para aromatizar. Logo depois essa calda foi colocada no liquidificador junto com o tofu, a essência de baunilha e o chocolate derretido em banho-maria. A finalização foi simplesmente despejar metade da massa em uma tigela, acrescentar morangos fatiados e terminar fazendo outra camada da massa por cima. Depois é só levar pra geladeira e pronto, uma sobremesa prática e maravilhosa! Quem quiser a receita certinha pode pegar aqui.

Festival da Cozinha Vegetariana 8

Festival da Cozinha Vegetariana 8

O último chef do dia foi o Daniel Biron que entrou para ensinar a fazer um bolo de chocolate e laranja sem glúten.

O Daniel trabalhou com design gráfico durante 12 anos e se sentindo ainda incompleto na área profissional resolveu jogar tudo pro alto e investir em culinária. Ele começou então fazendo um curso de administração de restaurantes e logo depois se mandou para Nova Iorque para estudar no Natural Gourmet Institute for Health and Culinary Arts, onde se formou como chef. Depois desse grande esforço, tudo conspirou a seu favor e hoje ele é renomado chef de um restaurante em Paris.

A receita que ele fez foi bem complicadinha e daria pra fazer um post inteiro só pra ela, mas quem quiser pode me pedir por e-mail enquanto eu não arrisco fazer pra postar aqui.

Festival da Cozinha Vegetariana 9

E para terminar, não dá para deixar de falar da grande revelação desse 6º Festival que foi, sem dúvida, o chef André Cantú atacando de apresentador. Pra quem não conhece o André é o chef do restaurante vegano “Broto de Primavera” que fica na Liberdade. O André provou que além de ser um chef incrível ele é também um excelente apresentador!

Festival da Cozinha Vegetariana 10

Até o ano que vem!

Comentários

comentários

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *